MERCADO EM MOVIMENTO
IGet aponta acomodação do varejo e desaceleração de serviços no 3° trimestre
Depois de altas consecutivas, setores registram queda nas vendas em agosto.
Publicado em 03/10/2021 às 8:05
![IGet aponta acomodação do varejo e desaceleração de serviços no 3° trimestre](https://cdn.jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2021/09/500x700/Andre-Parize-diretor-Financeiro-da-Getnet-9.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.jornaldaparaiba.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F09%2FAndre-Parize-diretor-Financeiro-da-Getnet.jpeg%3Fxid%3D590497&xid=590497)
O IGet, índice que acompanha o desempenho dos setores de Varejo e Serviços, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, mostrou queda em agosto em relação a julho.
Os varejos ampliado e restrito caíram 4,5% e 5,9%, respectivamente, e o indicador de serviços às famílias fechou negativo em 7,9%.
Após meses de alta em ambos os setores, o resultado indica acomodação das vendas no varejo e redução no ritmo em serviços no terceiro trimestre do ano.
Análise
Lucas Maynard, economista do Santander, avalia que os números indicam uma projeção mais moderada para o fechamento do trimestre.
“Esperávamos este resultado, uma vez que durante o segundo trimestre, o comércio e serviços sentiram os efeitos da redução das restrições, quando também houve pagamento do auxílio emergencial.
Por outro lado, o efeito do aumento dos preços também pode ter impactado o consumo em agosto. Olhamos para o quarto trimestre mais otimistas com a retomada maior da mobilidade.”, explica o executivo.
No varejo ampliado, Materiais de Construção e Partes e Peças Automotivas tiveram declínio de 9,7% e 1%, respectivamente.
No restrito, a categoria Livros fechou o mês com queda de 12,6%, seguido de Artigos Diversos (-12,3%), Materiais para Escritório (-8,9%), Vestuário (8%), Móveis e Eletrodomésticos (-3,8%) e Supermercados (-3,7%).
Em Serviços, Alojamento e Alimentação teve 8,9% de queda e Outros, que inclui Cultura e Lazer, recuou 1,6%. O índice de agosto está em um nível 21% abaixo do pré-pandemia, em fevereiro de 2020.
André Parize, vice-presidente de Finanças da Getnet, comenta que na medida em que os consumidores começam a sair de casa e iniciar compras pessoalmente é natural que algumas categorias de serviços vendem mais.
“Com o avanço da vacinação é esperado que o consumo se volte a itens que não faziam mais parte do dia a dia das pessoas, pois se sentem mais confiantes para saírem de casa.
Portanto, nossa expectativa é que até o final do ano, o consumo das famílias retome e se acomode”.
Metodologia
O IGet - Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro - utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil.
O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em agosto, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista e 73 mil no setor de serviços. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.
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