icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Inteligência de dados para expansão de marca

Com uso de ferramenta da MicroStrategy, Assaí integrou informações de vendas de todo o parque de lojas e ampliou a eficiência operacional.

Publicado em 13/05/2021 às 8:38 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:32


				
					Inteligência de dados para expansão de marca
Foto: divulgação.

Com um plano de expansão que prevê a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023, o Assaí Atacadista tem apostado na inteligência de dados como pilar de sua estratégia de crescimento.

Em parceria com a MicroStrategy, empresa de Virginia, nos Estados Unidos, que fornece serviços de business inteligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado, e observou uma escalada no ganho de eficiência desde então.

“Antes de adotarmos o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas. Isso dificultava o trabalho e ainda dava margem à divergência de informações, por exemplo.

Em menos de uma década, saltamos de quatro usuários de BI para os atuais 3 mil. E planejamos dobrar este número até o fim deste ano”, exemplifica Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí.

Com o BI, as informações tornaram-se precisas e integradas, de modo que relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos passaram a ser extraídos em minutos.

“Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida.”, ressalta Callisperis.

Para suportar a mudança de cultura interna, o Assaí também passou a investir na contratação de profissionais de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data.

Esses profissionais serão estratégicos para que a companhia possa processar o volume de dados e os transformar em informações valiosas para o negócio, como a análise de comportamento com base no histórico de vendas.

“Com o BI mais analíticos, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes“, avalia Callisperis.

O Assaí, que no último ano registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta e recentemente foi listado nas bolsas de valores de São Paulo (B3 – ASAI3) e Nova Iorque (NYSE - ASAI), trabalha com um plano de expansão que deverá contar com a abertura novas unidades em todas as cinco regiões do Brasil.

Atualmente, são 184 lojas em todas as regiões do país e a marca é a décima maior empregadora privada do Brasil, com mais de 50 mil colaboradores.

Segundo a MicroStrategy, o Assaí é uma das principais empresas que usam suas soluções de BI no Brasil.

No começo, a tecnologia ajudou o atacado de autosserviço a integrar as informações de vendas de toda a rede, assegurando a precisão dos dados analisados e disponibilizados em painéis e relatórios de indicadores de negócio.

O passo seguinte foi auxiliar a tomada de decisão das áreas de negócio, o que ajudou a disseminar a cultura do uso dos dados por outros departamentos da empresa, diminuindo o uso de planilhas e aumentando a produtividade na elaboração de relatórios analíticos.

"A MicroStrategy vem otimizando suas tecnologias para continuar dando suporte às diferentes necessidades dos clientes ao redor do mundo, desde projetos complexos, como o do Assaí, até projetos mais simples.

Nosso portfólio de soluções leva a inteligência de dados para todos os lugares, todas as empresas e todos os dispositivos", afirma Diego Keller, vice-presidente e gerente geral da MicroStrategy América Latina.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp