MERCADO EM MOVIMENTO
Live Commerce, o futuro das vendas online
Sucesso na China, modelo chegou ao Brasil em 2020.
Publicado em 13/07/2021 às 8:17 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
Programação ao vivo de vendas na TV a cabo não é exatamente uma novidade para o público brasileiro.
Desde os anos 70 várias lojas apostam nesse modelo em que vendedores anunciam os produtos da marca, trazendo promoções e novidades para os telespectadores que estão acompanhando naquele momento.
Mas agora na era digital essa tendência se renova e chegam as lives commerce.
A programação sai da tv e vai para as redes sociais e aplicativos dos comerciantes.
Marketing de influência dá o tom
Focadas no marketing de influência, nas lives commerce quem assume o posto dos vendedores são celebridades e influenciadores, transformando os vídeos ao vivo em grandes espetáculos.
As live commerce tiveram seu boom na China, onde o modelo movimentou cerca de 200 milhões de dólares em 2020.
Por aqui, as primeiras live commerce foram encabeçadas pelas Americanas no aplicativo da marca e logo de cara fizeram sucesso.
Felipe Neto, Bianca Andrade, Camila Coutinho e Otaviano Costa foram alguns dos apresentadores nas redes da verejista.
Uma das lives chegou a alcançar milhões de views no YouTube.
"Os influenciadores já têm uma proximidade muito maior com o público do que as próprias marcas ou vendedores anônimos.
Além disso, outro fator que torna as lives commerce atraentes é o dinamismo: longe da ideia dos comerciais mais engessados, nas lives rolam brincadeiras, jogos e, é claro, a espontaneidade do ao vivo", afirma o publicitário Fabrizio Galardi, sócio-diretor da Stage Digital, empresa responsável por desenvolver as estratégias das lives commerce do grupo B2W.
Tendência que veio da China
Segundo Fabrizio, as lives commerce, que já existem na China desde 2019, tomaram impulso no Brasil por causa da pandemia:
"A pandemia nos fez mudar muito a forma como consumimos conteúdo e a ideia de consumir um conteúdo ao vivo pelo celular, tornou-se ainda mais atrativa.
Quando você une esse novo comportamento ao potencial do marketing de influência, temos uma nova oportunidade de negócio. Foi o que aconteceu com as lives commerce", explica o head da Stage
A Stage Digital é uma empresa que conecta marcas e influenciadores elaborando e executando estratégias voltadas para o ambiente digital.
Com 3 anos de existência a empresa já fez ações para marcas como Disney, Heinkein, ShopTime, Submarino e Nestlé.
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