icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Nextron expande operação para Paraíba para democratizar uso de energia renovável na região

Climate tech contribuirá indiretamente para a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos na região

Publicado em 07/06/2023 às 7:41


                                        
                                            Nextron expande operação para Paraíba para democratizar uso de energia renovável na região
Empresa vem facilitando o investimento para a construção de fazendas solares por todo o Nordeste. Foto: divulgação

Em expansão por todo o país, a Nextron, companhia de energia sustentável e limpa, acaba de iniciar operações no Nordeste brasileiro. A chegada ao novo estado ocorre em função da larga escala que representa o mercado local, além da oportunidade de se levar mais economia e tecnologia inovadora para a região. 

“O Nordeste representa quase 15% do PIB do Brasil e 30% da população nacional. Mais do que isso, a região conta com um nível de irradiação solar muito alto em comparação com o restante do país. No entanto, as cidades locais estão muito desenvolvidas e cresceram verticalmente nos últimos anos. Assim, não há muita disponibilidade para instalação de painéis solares nos centros urbanos. A Nextron chega para preencher essa lacuna, aproveitando a capacidade da região para simplificar o acesso à energia renovável e mais barata”, explica Ivo Pitanguy, CEO e fundador da Nextron.

A expectativa da companhia é atingir ao menos 25 mil clientes na localidade, divididos entre pessoas física e jurídica, ainda em 2023. Para chegar a esse número, a Nextron iniciou o projeto no Nordeste por meio de uma parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) da Paraíba.

Graças ao acordo, a empresa espera contribuir para que os estabelecimentos da região, que acabaram sofrendo por conta dos efeitos da pandemia, possam contar com uma energia limpa e mais economia no bolso. “Iremos levar uma eficiência operacional rentável para os bares e restaurantes. Isso aumenta a competitividade desses estabelecimentos, fazendo com que eles tenham mais caixa disponível para incrementar suas infraestruturas", adiciona Pitanguy.

Além disso, a empresa vem facilitando o investimento para a construção de fazendas solares por todo o Nordeste. Com mais de R$ 1 bilhão alocados para essa finalidade, a climate tech contribuirá indiretamente para a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos na região. “Para se ter uma ideia, um investidor pode entrar no ramo da energia solar aportando valores a partir de R$ 400 mil e ter um payback a partir de quatro anos dependendo da região”, completa o CEO da Nextron.

Autonomia para os consumidores

Para assinar os serviços da climate tech basta o interessado acessar o site oficial ou o app e selecionar a distribuidora de energia da região onde vive, em seguida declarar qual o tipo de imóvel que irá receber a energia limpa. Após isso, é necessário indicar o valor médio da conta de luz e o acesso aos dados de cadastro junto à distribuidora, para que a Nextron entenda a necessidade do cliente e consiga automaticamente conectar o usuário a uma usina renovável na sua região. Vale ressaltar ainda que não há necessidade de obras para adesão à Nextron, pois o serviço não depende da instalação de placas solares no local.

A partir do momento em que isso é validado, é possível acompanhar as informações e o painel de controle da energia utilizada em tempo real. Outro ponto que chama atenção é que o sistema projeta quanto o consumidor consegue economizar num período de 12 meses, mostrando inclusive indicadores sustentáveis, como a quantidade de árvores salvas e de combustíveis que serão evitados nesse período.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp