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MERCADO EM MOVIMENTO

Nivea anuncia novo propósito de marca

Marca apoiará ações sociais com base em estudos científicos para transformar vidas de milhares de brasileiros por meio do toque.

Publicado em 04/06/2021 às 8:08 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:32

A Nivea anunciou, em maio, seu novo propósito da marca: O Toque que Transforma e Inspira Conexões.

A empresa fortalece a sua missão social e a relação com as centenas de colaboradores no país para gerar impacto social e transformar a vida de milhares de pessoas.

O propósito da marca conta com transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores.

Dentre os projetos estão o apoio à organizações que dão suporte àqueles que necessitam de acolhimento, transformando-as em amplificadoras do toque humano e potencializando a capacidade que têm de levar o cuidado adiante.

Agente de transformação social 

Nos últimos tempos, a vida moderna e agitada tem afastado as pessoas das manifestações de toque, o que intensifica a sensação de solidão - situação potencializada pela pandemia da COVID-19.

Este comportamento traz à tona a importância do toque humano para as relações sociais.

Desde antes da pandemia que a Nivea acompanha essas mudanças com pesquisas que comprovam que as pessoas entendem a importância do toque, mas que o vivenciam cada vez menos.

As medidas para conter a disseminação do coronavírus ainda colocam algumas comunidades em situação de risco de isolamento social e emocional de forma mais acentuada.

Em parceria com a Purpose para definir os grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque, a marca apoiará ações sociais ao longo dos próximos anos para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado – idosos e cuidadores; LGBTQIA+ e mulheres negras de periferia.

A marca já definiu três das seis ONGs parceiras que terá até o final do ano:

• AACD: parceiros da NIVEA há 10 anos, desenvolverão projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos.

As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente.

• TODXS: para a comunidade LGBTQIA+, a NIVEA irá atuar com a entidade para empoderar a comunidade e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A marca apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades.

• Pretahub: para os projetos envolvendo as mulheres negras, a NIVEA fechou parceria com a instituição aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil.

As ações se concentrarão em dois programas: Casa PretaHUB (apoio financeiro, co-criação e desenvolvimento de negócios) e Afrolab (programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo).

O objetivo é beneficiar mais de cinco mil pessoas, até 2025, por meio de ações que tragam o toque como agente de cuidado e transformação.

Transformação de dentro para fora 

Para que a transformação social proposta pela NIVEA ocorra de forma genuína, a jornada será potencializada com a participação dos colaboradores da marca no Brasil, evoluindo a cultura corporativa da empresa. A

lgumas ações planejadas têm como foco o conhecimento e a vivência do propósito na prática por todos os colaboradores como, por exemplo, a criação de um Programa de Voluntariado para que a equipe possa se envolver em projetos sociais das ONGs acolhidas.

Em uma ação ligada ao propósito, os colaboradores também são incentivados a descobrirem seus propósitos pessoais.

O projeto Círculos de Propósito propõe atividades em grupos, por meio de reuniões online, para conversas, trocas de experiências e reflexões sobre objetivos pessoais de transformação.

A agenda de Diversidade também terá destaque: recentemente a marca se aliou à Mais Diversidade, uma consultoria para ampliar a conversa e trazer um olhar profundo sobre onde e como é possível evoluir como empresa empregadora.

Há ainda a atuação de um Comitê de Diversidade interno que está discutindo ações práticas sobre como trazer pertencimento e pluralidade, de fato, para os times.

Edições especiais

Por meio de campanhas, redes sociais e produtos, a marca pretende conscientizar e alcançar a sociedade como um todo.

O time de influenciadores da marca atuará para reforçar a mensagem nas redes sociais: Paolla Oliveira, Preta Gil, Teresa Cristina, Ana Apocalypse e Alcione são apenas alguns nomes que levarão as mensagens de O Toque que Transforma e Inspira Conexões para o dia a dia das pessoas e as convidarão a fazer parte deste movimento.

Para conectar os consumidores ao propósito, alguns produtos apresentarão edições especiais.

É o exemplo da campanha Pride 2021, em celebração e apoio ao mês do Orgulho LGBTQIA+. A icônica latinha do NIVEA Creme e o protetor labial NIVEA Lip Soft Rosé ganharão as cores do arco-íris para celebrar a comunidade, defendendo a união, o amor e o respeito.

A iniciativa terá ativações em todas as redes sociais da marca com a participação e engajamento de influenciadores representantes da causa como forma de dar visibilidade e representatividade a grupos que têm sido historicamente minorados ou marginalizados.

A mensagem irá muito além de campanha e produto: a Nivea se uniu à All Out, organização que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, para selecionar ONGs e projetos de melhorias para a saúde física e mental, assim como gerar empoderamento para a comunidade.

Todo o lucro das vendas da edição especial do Creme e Nivea Lip Soft Rosé será revertido para dez projetos de acolhimento que tragam dignidade, segurança e suporte emocional.

Desde 17 de maio, Dia da Luta Contra a LGBTfobia, as instituições começaram a inscrever suas iniciativas no Fundo Nivea para seleção e a marca fará uma doação para cada uma no final de junho, no Dia do Orgulho LGBTQIA+.

As ONGs e instituições podem inscrever seus projetos até 6 de junho.

Fonte: Mundo do Marketing

Imagem ilustrativa da imagem Nivea anuncia novo propósito de marca

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

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