MERCADO EM MOVIMENTO
O Boticário conquista nível máximo de maturidade digital, segundo índice do Google
Mudanças no mindset e avanço no uso de ferramentas para acompanhar o comportamento do consumidor permitiram entregas assertivas e inovadoras.
Publicado em 07/08/2021 às 7:39 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
Após quatro anos investindo e acelerando mudanças, automatizando processos e mudando seu mindset, o Boticário se tornou a primeira empresa no Brasil a alcançar o nível máximo de maturidade em 2021 no gMaturity, índice criado há três anos pelo Google para estimular a evolução das estratégias de marketing digital de grandes empresas.
Este modelo permite avaliar a maturidade digital das empresas brasileiras com base em mais de 50 critérios, incluindo mensuração, utilização de audiências, criativos, compra de mídia programática e automação dos processos de marketing.
O processo
Para alcançar esse nível de maturidade digital foi necessária uma transformação completa, incluindo mudanças organizacionais e de mentalidade, além de avanços específicos em martech.
Os primeiros passos envolveram a estruturação de uma base sólida para a evolução do ecossistema digital, com a implementação de diversas ferramentas que ajudaram o Boticário a aumentar sua efetividade em mídia e comunicação, ao mesmo tempo que desenvolvia um conhecimento profundo do consumidor por meio de dados.
A partir da construção deste ecossistema digital, o Boticário evoluiu sua forma de fazer marketing, que se tornou muito mais analítica, data-driven e estratégica.
A empresa adotou o uso de criativos dinâmicos, aprimorou o uso de ferramentas de brand lift, construiu modelos de atribuição próprios, aumentou a profundidade e precisão dos testes nas mesas de performance e passou a utilizar audiências avançadas que permitiram criar uma comunicação cada vez mais assertiva para o consumidor.
Tudo isso permitiu à marca integrar os múltiplos canais de mídia com resultados de negócio, trazendo mais clareza do retorno desses investimentos.
Com as campanhas funcionando de forma automatizada, com otimização dinâmica e personalização, a equipe de marketing do Boticário liberou tempo para dedicar energia em mensuração e atribuição, permitindo um avanço sem precedentes nas campanhas e a extração de insights cada vez mais relevantes, tanto para maior efetividade de negócio quanto para melhor entendimento dos consumidores.
O Boticário protagonizou diferentes projetos em ambientes de testagem para evoluir em execuções dinâmicas, otimizadas e personalizadas para cada cliente ao longo de todos os canais de mídia.
Foi uma das primeiras empresas no Brasil a utilizar o Try it On, tecnologia de realidade aumentada do Google, com um inédito formato de experimentação virtual de batons.
“Este é o resultado de muito esforço e uma atitude incansável dos times do Grupo Boticário e do Google para acelerar essa jornada de transformação digital, capturar o valor que as novas tecnologias trazem à tona e tornar nossa comunicação mais assertiva e relevante”, afirma Renata Gomide, diretora de Comunicação do Grupo Boticário.
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