MERCADO EM MOVIMENTO
O Boticário se torna a maior rede de franquias omnichannel do país
A operação, que conecta mais de 2 mil pontos de lojas físicas ao seu e-commerce, registrou crescimento de 200% em faturamento no primeiro semestre de 2021.
Publicado em 17/07/2021 às 15:03 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31
O Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil*, acaba de finalizar a maior expansão de pontos de entrega omnichannel.
A marca, que hoje conta com quase 4 mil pontos de venda físicos, agora tem 50% deles entregando pedidos também do e-commerce.
Essa integração proporciona ao cliente mais conveniência, agilidade nas entregas e garante a melhor experiência em toda a jornada do consumidor.
A integração começou em 2017 e foi intensificada no último ano, devido ao rápido crescimento do e-commerce por conta da pandemia.
Para atender a demanda na velocidade que o “novo varejo”, também chamado de phygital - termo que une o físico e o digital - exige, o Boticário conta com iniciativas que garantem maior agilidade no atendimento ao consumidor.
Os benefícios da omnicanalidade também são percebidos em outros pilares da companhia, como o de sustentabilidade, uma vez que ajuda na redução de emissões de gás carbônico em função da otimização da cadeia logística do e-commerce.
Entregas mais rápidas e eficienteds
Com a modalidade Clique & Retire, disponível no e-commerce da marca, a retirada do pedido feito de forma online é garantida, em até 2 dias, nas lojas físicas em mais de 500 cidades, sem custo de frete.
Esse formato de venda, além de garantir mais comodidade ao consumidor ainda é responsável por boa parte do fluxo nas lojas.
Prova disso são os 80 mil consumidores que estiveram nas unidades do grupo no 1º semestre de 2021; esses consumidores puderam contar com um atendimento diferenciado e uma retirada rápida de suas compras.
O serviço está disponível em 100% das capitais brasileiras e nas mais diversas regiões do país.
Outra frente que a empresa atua e que suporta sua liderança nesse território são os hubs de estoques operados por seus franqueados.
Esses pontos cobrem quase toda a totalidade dos municípios brasileiros e chegam a 4.300 cidades.
Dentro desse formato, que é uma alternativa ao tradicional envio via Centro de Distribuição da marca, o pedido do consumidor, mesmo feito online, é atendido pela rede de franquias.
Com esse modelo o prazo de entrega é reduzido em 50% e, para regiões do Norte e do Nordeste, a redução chega a 80%.
Agilidade na entrega
A marca já oferece também a opção de entrega no mesmo dia nas principais capitais do país, entre elas São Paulo, Curitiba, Recife e Fortaleza e o plano é expandir.
Essa solução acontece graças a uma ferramenta de geolocalização, na qual o cliente disponibiliza seu CEP e é atendido pelo franqueado mais próximo ao seu endereço.
“Hoje nosso consumidor tem acesso online a todo o portfólio da marca, com entregas rápidas e seguras.
Além disso, o cliente pode escolher o canal e modalidade de compra que mais lhe agrada, podendo optar pelo clique e retire, receber seu produto em casa, ir até uma loja ou por comprar de uma de nossas revendedoras”, afirma Lívia Masiero, diretora de E-commerce do Grupo Boticário.
“Queremos garantir que essa qualidade no contato com o consumidor seja percebida em todas as suas experiências com a marca”, diz.
O Grupo Boticário avança ainda em soluções omnichannel com a marca Quem disse Berenice que também já opera nas modalidades acima, conectando seu e-commerce à rede de franqueados, e já conta com 100% de suas lojas ativas na modalidade Clique & Retire, viabilizando a retirada de pedidos, sem custo adicional, nos mais de 130 pontos de venda da marca disponíveis pelo país.
Os hábitos e necessidades dos consumidores estão em constante mudança, e o Boticário está pronto para acompanhar essas transformações, por isso os clientes contam ainda com atendimentos via Drive Thru &, WhatsApp entre outras ferramentas.
“A loja vai continuar sendo um canal fundamental para o Grupo e a nossa capilaridade é um dos diferenciais. Agora, nosso consumidor tem mais opções de escolha e cada canal tem o seu espaço na experiência de compra”, finaliza Lívia.
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