MERCADO EM MOVIMENTO
O que você quer de amigo secreto?
Flexibilização ajuda varejo a voltar a respirar
Publicado em 08/10/2020 às 16:47 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:34
O destaque econômico nos jornais desta quinta foi a alta de vendas de 3,4% do varejo brasileiro em comparação com o mês anterior. Tecidos, calçados e vestuários puxam o índice medido pelo IBGE, com alta de 30,5% neste setor. Não por acaso, estes são alguns dos segmentos que sofreram bastante com o isolamento, afetando seriamente muitos lojistas. Na sequência vêm os artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%). A flexibilização crescente nas maiores cidades e a série de distribuições do auxílio emergencial certamente tiveram impacto no desempenho de algumas categorias.
Mas a julgar pelo que dizem os brasileiros sobre seu apetite para consumo, a reta final de 2020 promete. Um levantamento feito pela Criteo, empresa de tecnologia especializada em publicidade digital, revelou que 80% dos consumidores continuarão comprando presentes de forma online para datas comemorativas, ao mesmo tempo em que 27% disseram que até meados de outubro já se sentirão confortáveis comprando em lojas físicas e shoppings. De acordo com Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para a América Latina, os produtos mais procurados nesta temporada de fim de ano "estarão relacionados aos novos hábitos de estilo de vida que os brasileiros desenvolveram durante o pico do Covid-19 e o isolamento”.
Então, é de se esperar que, com o aumento da circulação de pessoas e a manutenção do desempenho do e-commerce, produtos relacionados a itens de cozinha, aparelhos eletrônicos, decoração, smartphones, roupas para exercícios e livros (sim, livros!) sigam fazendo a alegria dos presenteados, de agora até os festejos de Natal, incluindo a temporada oficial de amigos secretos, claro.
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