icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Pesquisa nacional mostra quais meios os brasileiros mais procuram para se informar sobre política

Estudo foi realizado pela Alfa Inteligência com 2.004 entrevistados em todo país e o intervalo de confiança estimado é de 95%

Publicado em 09/06/2022 às 8:27


                                        
                                            Pesquisa nacional mostra quais meios os brasileiros mais procuram para se informar sobre política
O levantamento ainda traz as mídias preferidas do público quando o assunto é política. Foto:Unsplash

O maior evento político do país, as Eleições 2022, acontecem no mês de outubro e, buscando responder à pergunta sobrecomo os brasileiros estão se informando sobre o assunto, a Alfa Inteligência, empresa paraibana de pesquisas de tendências de mercado, realizou um estudo com o objetivo de mapear as principais fontes de informação dos brasileiros quando o assunto é política.

A pesquisa foi realizada durante o mês de maio. Foram feitas 2.004 entrevistas por telefone e o público alvo foram cidadãos de 16 anos ou mais.

De acordo com os dados, o principal meio procurado pelos brasileiros para se informar sobre política são os sites de notícias (31%), seguido pelos telejornais (30%) e redes sociais (19%). Os entrevistados também mencionaram revistas/jornais impressos (8%), rádio (3%), parentes e amigos (1%), podcasts (1%) e outros (3%). Cerca de 4% dos entrevistados não souberam responder.

Quando verificadas as principais fontes de informação por região, a pesquisa mostra que as regiões Norte e Nordeste apresentam uma ligeira preferência por telejornais, e que as redes sociais ganham mais espaço entre as pessoas da região Centro-oeste. Na divisão por sexo, o estudo revela que o público feminino apresenta uma preferência maior para os telejornais (33%) e sites de notícias (32%) com relação às redes sociais (15%); o público masculino prefere os sites de notícias (32%), seguido por telejornais (27%) e redes sociais (23%).

Quando o olhar é por gerações, os baby boomers e a geração X apresentam uma maior inclinação para os telejornais (36% e 34%), enquanto que o favoritismo por sites de notícias salta para 42% na geração Y. Com a geração Z, a escolha fica mais equilibrada, mas a predileção também é dos sites. No público com ensino superior o favoritismo é por sites de notícias (38%). Entre os analfabetos (lê e escreve), o meio mais citado são as redes sociais (25%).

O levantamento ainda traz as mídias preferidas do público quando o assunto é política. Entre os sites, o mais citado foi o portal UOL; entre os telejornais, o Jornal Nacional; no leque de redes sociais, o Instagram foi apontado como o principal pelo público; nas rádios, a Jovem Pan; já entre as revistas e jornais impressos, os entrevistados destacaram a Folha de São Paulo.

O intervalo de confiança estimado da pesquisa, que tem abrangência nacional, é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Sobre a Alfa Inteligência

Fundada em 2008, a Alfa Inteligência é uma empresa especializada na elaboração de pesquisas qualitativas e quantitativas para os setores público e privado, reunindo expertise multidisciplinar capaz de executar os mais diversos trabalhos em pesquisa de mercado e opinião, com pioneirismo no uso de tecnologia própria na realização de estudos de opinião 100% digital, de ponta a ponta.

Além de ser responsável por estudos em mais de 500 cidades, seja amplificando o potencial de negócios na iniciativa privada, bem como, elegendo centenas de candidatos a cargos eletivos e potencializando a imagem de gestores.

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa nacional mostra quais meios os brasileiros mais procuram para se informar sobre política

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp