icon search
icon search
home icon Home > economia > mercado em movimento
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MERCADO EM MOVIMENTO

Varejo segue ritmo de recuperação em maio

Artigos Pessoais, Vestuário e Partes e Peças Automotivas foram as categorias que mais venderam no período. Dados são da Getnet.

Publicado em 17/06/2021 às 7:51 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:31

O IGet Varejo, índice desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento pelo segundo mês consecutivo, descontados valores sazonais, dando sinais de recuperação do setor gradualmente.

Os varejos ampliado e restrito tiveram alta mensal de 8,6% e de 11,7%, respectivamente.

Na comparação anual, o aumento foi de 12,6% no ampliado e 13,1% no restrito.

“Mesmo sem contar com o Dia das Mães, quando registramos recorde de transações de cartões de débito e crédito, temos visto o varejo mais aquecido desde a segunda quinzena de abril, retomando aos poucos suas atividades”, afirma André Parize, CFO da Getnet.

Das categorias que mais impulsionaram as vendas em maio foram Artigos Pessoais (46%), Vestuário (34,8%), Materiais para Escritório (21,2%) e Partes e Peças Automotivas (10,8%).

Importante destacar também o aumento do consumo em Supermercados de 2,4%, uma vez que não teve alta nem queda em abril.

Para o economista do Santander, Lucas Maynard, “os números de março, que foram negativos, carregaram estatisticamente um efeito de baixo desempenho da atividade econômica para o segundo trimestre.

Porém, com o aumento das vendas no varejo em abril e maio apontados pelo IGet, podemos prever mais equilíbrio do setor terciário”, conclui.

Metodologia

O IGet - Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro - utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil.

O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses.

Em maio, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

Imagem

Láuriston Pinheiro Plínio Almeida

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp