ECONOMIA
Mudança do setor é atropelo, diz Aneel
Em reunião com agentes do setor elétrico, diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, pede desculpas por 'atropelo' na novas regras.
Publicado em 17/10/2012 às 6:00
O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, pediu desculpas ontem aos agentes do setor elétrico pelo "atropelo" nas mudanças das regras do setor. "O setor deve nos desculpar por esse atropelo. Mas essa era uma medida de urgência".
Ele participou do seminário organizado pela Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base) e da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que discute, durante todo o dia, as renovações das concessões de geração, transmissão e distribuição que vencem em 2015 em todo o país.
Há uma clara preocupação do governo sobre essa mudança. O setor precisa duplicar a capacidade instalada em 16 anos, e precisará do setor privado para fazê-lo. Hubner admitiu que vários pontos da mudança não possuem consenso dentro do governo, mas alegou razões de urgência da medida.
No dia 11 de setembro, o governo federal enviou ao Congresso Nacional a medida provisória 579 em que renova as concessões por mais 30 anos e busca reduzir em 20%, em média, a conta de luz dos consumidores brasileiros já a partir de janeiro de 2013.
Hubner disse que esse "atropelo" originou-se da necessidade de uma mudança imediata do preço da energia. O governo avalia que o país estava perdendo competitividade industrial por causa do custo desse insumo. A mudança demonstra como o setor industrial ganhou peso dentro do governo.
Comentários