ECONOMIA
Mulher aquece venda de flores
Produtores e donos de floriculturas da capital, esperam que o 'Dia Internacional da Mulher', aumente em 20% a venda de flores.
Publicado em 08/03/2012 às 6:30
Hoje, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, as floriculturas e produtores esperam aumento de 20% nas vendas do produto em comparação ao ano passado, mas, em alguns casos, espera-se aumento de até 50% nas vendas.
Entre as flores preferidas estão rosas e lírios. Em João Pessoa, as rosas podem ser compradas por em média R$ 6,00 e muitas encomendas já foram realizadas com antecedência. A proprietária da Floricultura Capixaba, Danielle Mota Mejia, comentou que para o Dia da Mulher a maior parte das vendas é realizada para empresas, que compram em grande quantidade. “A rosa é o carro-chefe das vendas. Fizemos muitas visitas a clientes e encomendas já foram realizadas. Quem deixar para comprar hoje, se for uma compra acima de 50 unidades de rosas, pode ter dificuldades para conseguir os produtos”, afirmou.
Em alguns estabelecimentos, a data já é tida como o segundo melhor dia de vendas, superando inclusive o Dia dos Namorados. “O crescimento de vendas com relação a um dia comum chega a 300%. No geral, o Dia da Mulher está ficando atrás apenas do Dia das Mães”, comentou o vendedor Jonas Rodrigues, que trabalha na Floricultura Beija-Flor.
A data será aproveitada também pelos produtores, que esperam um crescimento nas vendas de 50% em relação ao ano passado. “O Dia da Mulher para nós é uma ótima data. É importante principalmente porque no início do ano há uma baixa nas vendas após o Carnaval. Neste ano, nossa expectativa está muito boa em comparação com o ano passado e esperamos que as vendas aumentem cerca de 50%”, comentou Márcia Gondim, presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas, que reúne produtoras de flores do município de Areia, no Brejo do Estado.
Para alavancar as vendas dos produtores de flores do Brejo do Estado, o Sebrae organiza a segunda edição da Feira de Flores, até sábado, no Shopping Sul, no Bairro dos Bancários. “Reservamos uma parte de nossa produção de flores em vaso para a exposição. No ano passado houve uma feira semelhante a esta e nossas vendas foram muito boas”, afirmou Márcia Gondim.
De acordo com o gerente do Sebrae em Guarabira, José Marcílio de Souza Santos, a proposta do evento é apresentar tanto à população quanto aos comerciantes o potencial da produção de flores em vaso e aquecer o setor produtivo da floricultura do estado. Hoje, grande parte dos produtos comercializados em toda a Paraíba tem origem em outras regiões do país, principalmente em São Paulo. “A Paraíba tem um grande potencial neste segmento. A proposta do Sebrae, através desta parceria com o Shopping Sul, é introduzir a produção local neste mercado”, disse Marcílio.
A estimativa dos organizadores do evento é de que mais de 1,5 mil vasos de plantas sejam comercializados durante a exposição. A aposta para alavancar as vendas, segundo Márcia Gondim, são os lisiantus, que podem ser comprados em vasos por R$ 20,00. “Geralmente, quando montamos estas feiras, as flores são vendidas a preços mais baixos, já que não existem atravessadores”, ressaltou.
AÇÕES DA REDE
A Rede Paraíba de Comunicação presta, hoje, homenagem às mulheres publicitárias de João Pessoa e de Campina Grande. Durante todo o dia, as agências de publicidade das duas cidades serão visitadas por alguns gerentes da Rede e as mulheres receberão rosas.
Já o Clube do Assinante faz promoções de buquês para os assinantes de João Pessoa e de Campina Grande.
Comentários