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ECONOMIA

Na rota dos grandes eventos

Empresários igados as diversas áreas do turismo reforçam a importância do Centro de Convenções para o setor.

Publicado em 17/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24

O Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima representa progresso e desenvolvimento para os empresários ligados aos diversos setores do turismo. O equipamento, instalado no Polo Turístico do Cabo Branco, permite receber eventos de médio e grande porte, o que até então era impossível. A carência de um centro de convenções fazia João Pessoa perder eventos importantes para outras capitais do Nordeste, como Recife, Natal e Fortaleza. Mas esse tempo ficou para trás. A Paraíba entrou definitivamente na rota do turismo de negócios.

Segundo a empresária Cristiane Pereira, da Luck Receptivos, o Centro de Convenções é um 'divisor de águas'. “Depois da chegada do equipamento, nosso planejamento mudou radicalmente. Já trabalhamos com eventos para os próximos anos”, afirmou. A nova sede da empresa, a propósito, está sendo construída próximo ao Centro de Convenções porque a empresária disse acreditar no crescimento do setor.

Ainda de acordo com Cristiane, o equipamento vai revolucionar a área de receptivos, ao mesmo tempo em que vai trazer lucro para a hotelaria, gastronomia, etc. “Vamos ter um aproveitamento na baixa temporada, que é exatamente nossa deficiência atual. A cidade de Recife tem hoje uma ocupação de 90% quase o ano inteiro e não é por turismo, é por negócios. Vamos construir isso também aqui em João Pessoa”, declarou.

O Centro de Convenções conta com salas multiusos para realização de feiras, congressos e convenções. O teatro, com capacidade para mais de 3 mil lugares, ficará pronto nos próximos meses, mas isso não quer dizer que o local não está em funcionamento. Desde o ano passado o Centro vem recebendo eventos de destaque, como o IV Congresso Brasileiro de Feridas, realizado em novembro.

A empresária disse que a chegada do Centro de Convenções já reflete nos negócios. “Para você ter uma ideia da dimensão do Centro, em julho, durante o Robocup, teremos que trabalhar com 50 ônibus diariamente para atender à demanda, isso é uma coisa inédita”, afirmou Cristiane. Na avaliação dela, caso a capital paraibana consiga atender satisfatoriamente aos turistas que estarão na cidade durante o evento, João Pessoa passará a ser vista com 'outros olhos' no Brasil e em outros países.

Para o evento de julho, para o qual são esperadas mais de 4 mil pessoas, Cristiane disse que a Luck Receptivos está sendo procurada para fazer traslado de aeroporto/hotel; hotel/Centro de Convenções, e que outros contratos devem ser fechados até o evento. “Geralmente o transporte é o último serviço a ser procurado, então esperamos que a procura seja bem maior”, frisou a empresária.

Segundo ela, eventos desse porte vão possibilitar também o aumento da oferta de vagas para guias de turismo. “No Robocup teremos mais guias vendendo passeios nos hotéis, porque geralmente os participantes de congressos vêm com acompanhantes e passam alguns dias a mais para conhecer a cidade. Com o Centro de Convenções, cerca de 95% dos guias de turismo da cidade estão empregados”, comentou.

EQUIPAMENTO ESTIMULA CADEIA PRODUTIVA, AFIRMA EMPRESÁRIA

A avaliação da empresária Jussara Andrade, do Andrade Eventos, sobre o Centro de Convenções, é que ele é estruturalmente bem localizado e com moderna disposição de equipamentos. “Vamos conseguir equilibrar a sazonalidade nos hotéis, porque o destino é divulgado e os participantes de eventos retornam para o turismo de lazer, gerando uma série de benefícios para a cidade e para a comunidade”, afirmou.

Segundo Jussara, as mudanças provocadas pelo Centro de Convenções já são percebidas na empresa. “Não apenas na minha empresa, mas na circulação de dividendos na cidade, por novas demandas. Toda a cadeia produtiva do setor se sente estimulada com a chegada do equipamento”, pontuou. “Agora temos mais capacidade para captações de eventos, porque é muito mais que planejar programação, execução e monitoramento, é uma sequência de atividades destinada a um público específico, realizado em local apropriado”, comentou.

Para a empresária, João Pessoa passa por um momento positivo, pois os grandes centros estão saturados. “Os participantes estão na busca por alternativas criativas, surpreendentes e inovadoras. As entidades e setores sabendo dessa demanda buscam novidades com estruturas que possam atender de forma eficaz”, explicou. “No momento, precisamos de mais profissionalismo para não estragar essa fase do turismo de negócios, precisamos transformar o viajante em um visitante, entender que é tão importante a chegada quanto a partida”, finalizou.

MUDANÇA PEDE QUALIFICAÇÃO

“Com o Centro de Convenções, ficou muito mais fácil captar eventos para João Pessoa”. Foi o que disse o gerente executivo de operações do Convention Bureau, Ferdinando Lucena.

Segundo ele, todo processo de captação é complexo, e começa com o estímulo das entidades associativas ou profissionais para que essas despertem para trazer eventos para a capital. “Essas entidades, inclusive, são o público-alvo do Convention Bureau.

Elas são estimuladas a trazer eventos que vão gerar negócios para o nosso destino”, declarou.

De acordo com Lucena, primeiro é feito um mapeamento, através do qual o Convention Bureau identifica a existência de eventos a nível regional, Norte-Nordeste, nacional ou mundial.

“É um processo de pesquisa aprofundado, através do qual temos elementos para estimular as diferentes categorias profissionais a colocarem o nome da capital paraibana na rota de destino dos eventos”, frisou. Com o Centro de Convenções de João Pessoa, todo o processo de captação foi facilitado, pois antes a capital perdia por não ter um espaço para receber 3, 4, 5 mil pessoas.

O tempo necessário para a captação do evento, segundo Lucena, vai variar de acordo com o evento ou a categoria. Como exemplo, ele citou as negociações para o Congresso Brasileiro de Cirurgia, que vai acontecer no ano de 2021, no Centro de Convenções. “Para o Robocup, que acontece em julho, as negociações começaram há três anos”, explicou. “Não é um processo rápido, há disputa entre as cidades, então temos que ter boas estratégias”, declarou.

Segundo o gerente executivo de operações, o Centro de Convenções já provocou uma melhora significativa no turismo de João Pessoa, e da Paraíba como um todo. “Podemos avaliar como muito positiva a mudança que o equipamento vem provocando nos setores do turismo, não só para João Pessoa, mas para o litoral sul, litoral norte, e a Paraíba toda”, destacou. “Esse crescimento pede empresas e pessoal qualificados para atender turistas de alto nível de exigência”, comentou.

DESTINO INÉDITO ATRAI MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES

A maioria dos congressistas prefere ir a um evento em um destino inédito, ou seja, ir para um lugar que nunca visitou. Tendo como base essa premissa, a cidade de João Pessoa fica em vantagem em relação às demais capitais do Nordeste, segundo Ferdinando Lucena, do Convention Bureau. A preferência pela capital paraibana se tornou realidade depois da chegada do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

“Os participantes de eventos querem destinos inéditos, porque voltar a um local onde o evento já foi realizado, acaba desestimulando. Por conta disso, João Pessoa entra na rota da competitividade regional e é um destino inédito para muitos eventos de médio e grande porte”, afirmou. Segundo ele, Recife, Natal e Fortaleza já receberam muitos eventos, o que aumenta a chance de captação para João Pessoa.

Na fase da disputa, quando é feita a visita técnica, o Convention Bureau apresenta o Centro de Convenções e os serviços atrelados ao turismo, como os melhores restaurantes, hotéis, receptivos, passeios, etc.

“Se a gente consegue ter êxito em uma visita técnica, já teremos 'meio caminho andado' para receber determinado evento”, frisou Lucena. As estratégias usadas são as mais diversificadas possíveis, indo desde cartas de apoio, a documentos, livros de candidatura, dentre outras. Em meio ao processo, o Centro de Convenções é considerado a peça-chave para vender o destino.

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Jornal da Paraíba

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