icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Natal já aquece vendas no comércio da capital

Movimento nas lojas do comércio da capital cresce, e setor de vestuário alavanca vendas de final de ano.

Publicado em 11/12/2012 às 6:00


Passados os dez primeiros dias de dezembro, o movimento nas lojas do Centro e dos principais shoppings de João Pessoa já sinaliza para aumento de vendas no Natal deste ano. Ao contrário do que se esperava para a data, as vendas já estão fortes em alguns segmentos, como vestuário.

Na loja San Remo, no Centro da capital, as vendas estão intensas desde novembro, tendo apresentado uma alta em torno de 30% sobre o ano passado até o momento. Segundo uma das gerentes do estabelecimento, Taciana Farias, a loja espera fechar o mês de dezembro com um crescimento de 40%. “Normalmente, os primeiros dias do mês são mais calmos, mas estamos vendendo bastante desde novembro, principalmente vestidos, blusas e shorts femininos”, disse. Lá, o horário de funcionamento já foi ampliado. “Vamos abrir todos os domingos do mês”, acrescentou a gerente Kellyane Marinho.

O trabalho também já foi intensificado na Couro Sul, loja do ramo calçadista. Normalmente, o estabelecimento funciona das 8h às 18h de segunda a sexta e das 9h até as 15h nos sábados.

“Agora estamos indo até as 19h ou 19h30 na semana e até as 17h no sábado, dependendo do movimento. Inclusive, a partir deste próximo final de semana iremos abrir também no domingo”, explicou a gerente Ivânia Oliveira, que espera uma alta de 10% nas vendas do estabelecimento.

Para atrair os clientes, a Couro Sul aposta em promoções, que devem se intensificar depois do Natal.

“Estamos com uma liquidação do tipo 'Pague três, leve quatro', que já está atraindo muita gente interessada em presentes para este fim de ano. Entre o Natal e o Ano Novo é que devemos intensificar esse tipo de ação. De qualquer forma, a aposta vai para a semana do dia 25, pois muita gente prefere comprar logo as roupas e deixar os calçados para o último momento”.

Na loja Taco, o movimento já está bem melhor que em 2011, quando o fluxo só aumentou a cinco dias do Natal. De acordo com a gerente Fabiana Costa, desde o começo da semana passada a procura por peças como calças e camisas masculinas já vem puxando o faturamento da loja. “Nos outros anos, o fluxo só ficava bom mesmo na semana do Natal, mas pode ser que neste ano a diferença nem seja tão grande, pois as vendas já estão muito fortes desde já”, detalhou Fabiana, estipulando uma meta de 8% a mais com relação a dezembro de 2011.

Já na loja Sintonia, no mesmo shopping, o movimento segue a passos lentos. “Esperamos crescer uns 10% em relação ao ano passado, mas ainda está bastante fraco. Em 2011, já conseguimos grandes vendas em novembro”, detalhou a vendedora Paula da Silva.

INTERIOR ESTÁ MORNO
Apesar do fluxo intenso no comércio da capital, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes Neto, afirma que o comércio nas cidades de interior ainda está morno, devendo ser dominado pelos consumidores nos dias que antecedem o Natal.

“Muita gente ainda está com a renda comprometida e este ano também tem os agravantes da seca e da transição de governo, quando muita gente acaba perdendo o emprego. Acho que, por isso, o consumidor está mais cauteloso”, opinou, prevendo em uma alta discreta nas vendas sobre o ano de 2011.

"Acredito que a variação deve ser de uns 4%, não mais que isso. Antigamente, o mês inteiro era bastante aquecido, desde o dia 1° até o dia 31, mas em 2011 isso só foi acontecer a partir do dia 15 e neste ano não deve ser diferente”, disse.

ESTADO PAGA ABONO
O pagamento hoje da segunda parcela do 13º salário do Governo do Estado vai reforçar as vendas durante esta semana. O valor da folha dos servidores públicos estaduais da administração direta e indireta totaliza, incluindo ativos e inativos, um montante de R$ 109,507 milhões.

“Deve contribuir bastante com o crescimento do comércio nesta semana, não deixa de ser um dinheiro extra sendo aplicado na economia do Estado”, afirmou o presidente da FCDL-PB, José Lopes Neto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp