ECONOMIA
Negócios exigem atenção e planejamento
Como em qualquer negócio, as microfranquias também oferecem riscos e exigem muita atenção.
Publicado em 17/06/2012 às 8:00
Como em qualquer negócio, as microfranquias também oferecem riscos e exigem muita atenção. O empreendedor Eduardo Wanderley, que há dois anos possui uma unidade da microfranquia Tutores Reforço Escolar Multidisciplinar, comentou que nem tudo é tão fácil quanto pode parecer e é preciso muito planejamento para que o negócio dê certo.
“Assim como qualquer outro negócio, a microfranquia exige dedicação e no começo pode ser bem difícil administrar. Além do custo de abertura da franquia, é preciso saber que existem também outros gastos para a abertura, como por exemplo custos de viagens para participar de treinamentos e palestras e custos que são cobrados para material de publicidade”, comentou, acrescentando que a taxa de adesão da franquia foi de R$ 20 mil, mas que para abertura acabou gastando cerca de R$ 30 mil por causa dos gastos extras.
O consultor de varejo Jairo Pontes alerta também que é preciso escolher bem em que área trabalhar. “É preciso conhecer o público-alvo. Um negócio que dá certo em São Paulo pode não dar certo na Paraíba, por exemplo”, ressaltou. O consultor de varejo Yvies Teixeira alerta que a má gestão do negócio, a falta de suporte do franqueador e de um planejamento financeiro, podem ocasionar a falta de capital de giro para tocar a operação mensalmente.
Comentários