ECONOMIA
Novos cursos na área de tecnologia
De olho no crescimento tecnológico do Estado, instituições de ensino superior da capital, oferecem diversos cursos voltados para o segmento.
Publicado em 12/09/2012 às 6:00
Já se foi a época em que cursos e especializações em tecnologia caminhavam a passos lentos na Paraíba. Com a natural evolução tecnológica, a procura por profissionais qualificados a trabalhar em empresas desse segmento vem crescendo no Estado e as instituições de ensino acompanham esse ritmo. Em João Pessoa, a variedade de cursos está crescendo e os centros de ensino oferecem opções que vão desde cursos de curta duração, como os técnicos e preparatórios de certificações, até pós-graduação de longa duração.
Recém-chegada à Paraíba, a faculdade Estácio, antiga iDez, oferece desde cursos técnicos até pós-graduação. No total são mais de 20 cursos, nas mais diversas áreas tecnológicas. A novidade deste ano é a pós-graduação em Jogos Digitais, primeira de João Pessoa, que tem como objetivo a qualificação de profissionais da área de computação, design e comunicação para o desenvolvimento e criação de conteúdos e tecnologias voltados a produtos digitais interativos em diferentes plataformas – computadores, videogames, celulares, tablets e internet.
A instituição tem ainda cursos técnicos na área de Manutenção e Suporte em Informática, Informática para Internet; graduação em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Design Gráfico; pós-graduações em Desenvolvimento WEB, MBA em Governança de Tecnologia da Informação, MBA em Engenharia de Software, entre outros. A instituição também oferece preparatórios para certificação SAP Business One, Cisco Network Academy, Microsoft IT Academy e Oracle WDP.
O UnipêTech, do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, também é um desses espaços voltados para a formação e atualização de profissionais do segmento tecnológico. O coordenador do programa explicou a importância desse tipo de estudo para o profissional paraibano. “A tecnologia muda constantemente e os profissionais devem acompanhar essa evolução", comentou.
As opções de cursos pelo programa são variadas. No total são três graduações de curta duração (Redes de Computadores, Sistemas para Internet e Gestão em Tecnologia da Informação); uma graduação (Bacharel em Ciências da Computação); três pós-graduações (MBA em Tecnologia da Informação, Segurança da Informação e Desenvolvimento para Web e Mobilidade); além de uma infinidade de cursos de mercado, que vão desde cursos técnicos até preparatórios para certificações conceituadas, como o treinamento autorizado Microsoft It Academy, que está com inscrições abertas até amanhã, e o Cisco Network Academy, com inscrições até dia 20 de setembro.
As aulas começam este mês e serão ministradas aos sábados, no campus do Unipê. Além do Cisco Network Academy e Microsoft IT Academy, o UnipêTech oferece cursos preparatórios para as certificações profissionais em gestão de projetos (PMI) e em outros modelos de gerenciamento adotados no mercado mundial de Tecnologia da Informação, como ITIL, COBIT e outros. (Especial para o JP)
Comentários