ECONOMIA
Número de desocupados na Paraíba sobe 13,8% e ultrapassa 180 mil
Segundo o IBGE, taxa de desemprego subiu de 9,1% para 10,3% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2015.
Publicado em 25/11/2015 às 8:44
A desaceleração econômica agravou as condições no mercado de trabalho da Paraíba neste segundo semestre. No trimestre encerrado em setembro deste ano, a população desocupada no Estado era de 181 mil pessoas, alcançando uma taxa de 10,3%, contra 9,1% no trimestre encerrado no mês de junho, que contabilizava naquele período 159 mil, que buscavam empregos.
Isso representa um aumento de 22 mil pessoas, ou 13,8% a mais no conjunto de pessoas desocupadas na Paraíba.
Após primeiro semestre estável, a Paraíba elevou fortemente seu índice e ocupa a 5ª posição no país na taxa de desemprego, bem acima do país (8,9%) e abaixo ainda do Nordeste (10,8%). Os dados constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
ALTA EM JOÃO PESSOA
Em João Pessoa, o índice de desemprego também cresceu de forma acentuada entre o trimestre terminado em junho para setembro (saiu de 9,9% para 11,7%, alta de 1,8 ponto percentual). A Grande João Pessoa concentra o maior índice de desocupados do Estado (12,7%) no período, anteriormente era de 11,6%.
Segundo o economista do IBGE na Paraíba, Jorge Alves, o indicador da população desocupada tem relação com a conjuntura econômica de recessão do país. “Isso também pode ser um reflexo do que ocorreu nos setores de serviço, comércio e indústria”, avalia.
A consultora de seleção de João Pessoa Anna Carolina Nunes afirmou que no primeiro semestre deste ano a oferta de empregos foi baixa, melhorando no segundo semestre. No entanto, em setores como o comércio houve uma retração na disponibilidade de postos de trabalho. Enquanto a demanda por parte dos desempregados em busca de uma recolocação vem crescendo.
“A busca por emprego está maior este ano. As pessoas não querem estar fora do mercado de trabalho e, antes mesmo de terminar o seguro desemprego, começam a procurar uma nova colocação, o que mostra de que não estão acomodadas”.
SALÁRIO MAIS BAIXO
Para a consultora, a dificuldade em ser readmitido faz com que alguns empregados aceitem uma remuneração inferior ao cargo antes ocupado.
Rápidas
Lojas Americanas inaugura primeira unidade no município de Sousa
A Lojas Americanas inaugura hoje a primeira loja no município de Sousa. A unidade com 710 metros quadrados terá modelo tradicional e terá 60 mil itens de diversas categorias. Com essa unidade, a rede contará com 13 lojas no Estado. A inauguração faz parte do plano de expansão da Lojas Americanas, que prevê a abertura de 800 novas lojas até 2019 e investimentos de R$ 4 bilhões em todo o país. Para a inauguração, haverá promoções em itens de bombonière, lingerie, higiene pessoal, fraldas e CDs.
Paraíba vai apresentar hoje potencial para investidores em Portugal
As potencialidades industriais e turísticas da Paraíba serão apresentadas no Expo-Fórum de Investimentos e Negócios (Investe Nordeste 2015), evento que reunirá autoridades e empresários internacionais de vários segmentos, na cidade de Santo Tirso, em Portugal, hoje e amanhã. O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, é quem fará a apresentação do potencial paraibano. Segundo os organizadores do evento, o Investe Nordeste é um expo-fórum internacional totalmente dedicado a explorar as grandes oportunidades de investimentos.
Comentários