ECONOMIA
Omissão de renda leva à malha fina
Em 2011, cerca de dez mil contribuintes paraibanos tiveram suas declarações retidas na malha fina.
Publicado em 12/02/2012 às 8:00
No ano de 2011, cerca de dez mil contribuintes paraibanos tiveram suas declarações retidas na malha fina. Segundo o delegado da Receita Federal da Paraíba, José Honorato, a atenção dos contribuintes deve ser redobrada para cada dependente e suas respectivas rendas. "Uma das maiores causas do IR que vão para a malha fina são omissões de rendimentos dos dependentes constantes nos dados do contribuinte", exemplificou o delegado.
Outro entrave de declarações na Receita é provocado por erros na prestação de contas de prefeituras que não informam os devidos valores pagos, segundo o contador Rogério Fernandes.
"A declaração é apenas para conferir os dados do contribuinte que precisam bater com a fonte dos recursos. Em algumas prefeituras, essa prestação de contas às vezes não é organizada, o que acarreta muitos problemas", destaca Rogério.
O delegado José Honorato lembra que a análise da Receita possui critérios também subjetivos, que são aprofundados melhor durante a malha fina. "É importante que as pessoas guardem seus comprovantes de gastos por até 6 anos, pois a receita pode pedir a comprovação de despesas por até 5 anos", explicou.
Comentários