ECONOMIA
Opções de lazer na Paraíba
Turismo de lazer, aventura, ecológico e religioso são algumas das opções, para quem decidir passar o feriado na Paraíba.
Publicado em 11/03/2012 às 11:23
Quem prefere passar o feriadão da Semana Santa em família e opta por não deixar a Paraíba tem alternativas de sobra de escolha. As praias localizadas no litoral do Estado, assim como as cidades da região do Brejo, que compõem o conhecido 'Caminhos do Frio', e a região do Cariri paraibano são atrativos que encantam quem já passou por aqui períodos como esse.
No Litoral, o destaque fica por conta das praias pessoenses e do Conde, Barra de Camaratuba em Matacara e Lucena, assim como há espaço também para quem pretende aproveitar o momento para conhecer um pouco mais da história do Estado, no Centro Histórico da capital.
“A gente acredita, e está trabalhando para isso, que teremos nesses locais uma infraestrutura interessante para quem vem nos visitar e ao mesmo tempo locais agráveis, já que todos os 120 quilômetros de litoral paraibano oferecem boas condições de banho. Nós temos procurado divulgar em feiras que participamos nossos potenciais, sobretudo nesse tipo de temporada, caracterizada por períodos curtos de feriado”, destacou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
O clima de reflexão e aconchego familiar inspirados pelo feriado de Semana Santa pode ganhar como cenário ideal a região do Brejo paraibano. Marcada por paisagens bucólicas, clima montanhoso, comida típica regional e um rico patrimônio histórico, a região vem se tornando itinerário certo para turistas, e roteiro de negócio para investidores.
A popularização da rede turística ‘Caminhos do frio’, uma iniciativa do Governo do Estado e do Sebrae Paraíba, em aproveitar o potencial turístico de algumas cidades que integram a região do Brejo, pode ser apontada como razão para o fortalecimento desse e outros roteiros. As cidades de Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões e várias outras da região do Brejo prometem também receber turistas vindos de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Outras sugestões também podem ser o memorial Frei Damião, em Guarabira, e o Santuário do Padre Ibiapina, no município de Solânea. Quem preferir o turismo de aventura, contudo, também terá opções. No Cariri e Agreste, 21 trilhas de caminhadas conduzem os visitantes às belezas naturais do Estado. Além de estimular o respeito à natureza, a prática tem gerado renda às cidades do Interior.
Dados do programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur) apontam que na Paraíba o faturamento das empresas de turismo de aventura e ecoturismo cresceu 21% nos últimos anos. O Estado passou de R$ 491,5 milhões (2008), para R$ 515,9 milhões em 2009.
Entre os atrativos de turismo de aventura, a Paraíba apresenta uma vasta diversidade de áreas naturais, em sua maioria, em bom estado de preservação. A Ilha da Restinga, no estuário do Rio Paraíba, possui 500 hectares de área e é habitat de várias espécies de animais, além de lagoas, manguezais e mata atlântica. Já o Parque Estadual Pedra da Boca possui trilhas por entre grutas e paredões de rocha.
Outro interessante passeio é a Travessia da Serra do Bodopitá com 43 km de extensão, em Fagundes.
Comentários