icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Ovos: 255% mais caros que barras

Fábricas justificam significativa diferença de preços com custos da produção, venda, armazenagem e divulgação nesta época do ano.

Publicado em 04/04/2012 às 6:30


Um dos símbolos da Páscoa, os ovos de chocolate chegam a custar mais de três vezes o preço cobrado pelas barras de mesma marca. Levantamento comparativo realizado pelo JORNAL DA PARAÍBA, em João Pessoa, mostra que, considerando o valor de 100 gramas de chocolate da mesma marca e sabor, os ovos de Páscoa chegam a ser 255% mais caros que os tabletes.

A maior diferença foi verificada no Diamante Negro, produzido pela Lacta. Um ovo de 215 gramas sai, em média, por R$ 17,90 (R$ 8,32 para cada 100 gramas do chocolate), enquanto uma barra de 170 gramas está custando, em média, R$ 3,99 na maioria dos supermercados da capital, o que significa R$ 2,34 para cada 100 gramas do chocolate. Isto implica uma diferença de R$ 5,98 (255,55%) a cada 100 gramas de chocolate.

A segunda maior diferença entre os preços dos produtos pesquisados foi verificada na marca Crunch, da Lacta. Com um ovo de 240 gramas custando em média R$ 19,95 (R$ 8,31 para cada 100 gramas do chocolate) e uma barra de 160 gramas saindo em média por R$ 3,99 (R$ 2,49 para cada 100 gramas do chocolate), a diferença entre as duas formas de venda do chocolate chega a R$ 5,82 (233,7%).

Aa em varejo, na composição dos preços dos ovos de Páscoa, o chocolate representa apenas 27%. Entre os custos, que deixam os ovos sempre bem mais caros que as barras, estariam os gastos com embalagem (16% do preço) e mão de obra (18%), além de brinquedos, armazenamento e transporte, que juntos chegam forte diferença de preços é justificada pelas fábricas pelos custos da produção, venda, armazenagem e divulgação nesta época do ano. Conforme levantamento realizado pelo Grupo Azo, consultoria especializad a 39%. “Fora este valor da indústria, o varejo (supermercados e lojas) também colocam na sua margem de comercialização percentuais específicos para a sazonalidade e para aproveitar deste curto período de vendas de 40 dias”, comentou o consultor de Varejo do Grupo Azo, Marco Quintarelli.

Para o consultor financeiro Guilherme Baía, até mesmo pelo formato, o custo do ovo de Páscoa se torna mais alto. “O frete por unidade do produto é altamente desproporcional, uma vez que o volume ocupado por um ovo de Páscoa de 100g é até 30 vezes maior que o volume ocupado por uma única barra de chocolate.

Assim, o custo do frete por unidade vendida é muito superior ao da barra de chocolate”, comentou.

Além do preço de produção, a sazonalidade de venda do item, que ocasiona uma grande procura dos consumidores, também acaba contribuindo para alavancar os preços. “Além dos aspectos dos custos que são totalmente diferentes, ainda temos a questão do apelo do aumento da procura que também interfere no preço”, acrescentou.

Mesmo com preços mais salgados que as barras, a preferência dos consumidores nesta época do ano continua sendo pela tradição dos ovos. Segundo a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), os ovos de chocolate representam 60% das vendas no período de Páscoa para o consumidor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp