ECONOMIA
Pacotes internacionais crescem no Carnaval
Vendas dos pacotes começaram em outubro de 2011 e a esta altura conseguir um pacote requer paciência e dinheiro no bolso.
Publicado em 22/01/2012 às 8:00
Oficialmente, já se passaram mais de 20 dias do ano novo, mas para muitos brasileiros o ano só começa depois do Carnaval, portanto, dia 22 de fevereiro. Mas, antes que a rotina se instale, ainda há oportunidade de aproveitar alguns dias para curtir ou descansar e quem ainda não fechou o pacote para o feriado prolongado é bom apressar-se, pois alguns destinos já estão esgotados incluindo os internacionais.
“Encontrar pacotes de viagem para cidades como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Miami (Estados Unidos) que abrangem os dias 18 e 21 de fevereiro é missão quase impossível. Nossa estimativa é que este ano as agências e operadoras de viagem aumentem suas vendas em 15% quando comparado ao ano passado, que foi considerado muito bom para o setor”, explica Roberto Brunet, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem, na Paraíba (Abav-PB).
Ainda segundo Brunet, as vendas dos pacotes começaram em outubro de 2011 e a esta altura conseguir um pacote requer paciência e dinheiro no bolso.
“Com a proximidade do feriado prolongado, as companhias de turismo já venderam 80% dos estoques nacionais e os internacionais estão praticamente esgotados. Agora será necessário buscar agências que tenham registros de cancelamentos e desembolsar até 40% a mais do que as pessoas que fecharam pacotes no início das promoções. Se a viagem for para os Estado Unidos, onde é exigido visto, a situação complica ainda mais porque não há mais tempo”, contou.
Segundo ele, os preços não aumentam pela proximidade do feriado prolongado, mas porque as promoções já foram todas vendidas. Além disso, as vagas disponíveis para hospedagens são, no geral, as mais caras suítes.
Para os que pretendem passar o Carnaval em praias do Litoral nordestino e pretendem viajar de carro será mais fácil obter vagas em resorts e hotéis. Segundo Cesar Jansem, executivo da Classe A Turismo, as maiores dificuldades neste fim de janeiro é coincidir datas com os horários de vôos e hospedagens.
“Como os destinos nacionais mais procurados são as praias em Porto de Galinhas (PE) e Natal (RN) é comum que os paraibanos optem por pacotes com hospedagem, alimentação e passeios, sendo o translado realizado em veículos próprios, mas até estes devem ficar atentos porque muitos hotéis já estão 100% ocupados”, esclarece.
Comentários