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ECONOMIA

Panificadores inovam em produtos e ingrediente e conseguem driblar a crise

A diversificação tem sido uma das saídas adotadas pelos donos de padaria. Assunto está em debate na 4ª Expopão.

Publicado em 16/10/2015 às 12:02

Produtos novos, personalizados e com ingredientes diferenciados, os chamados 'gourmet'. Diferentes nichos de mercado, espaços para refeições e até serviço de entrega. O tradicional pãozinho, que é homenageado mundialmente hoje (16), com o tempo se diversificou, mas continua sendo um produto precioso do ramo alimentício. Essa diversificação é motivada pela criatividade, e é isso que tem feito os empresários e donos de panificadoras na Paraíba driblarem a crise econômica e continuarem expandindo suas vendas.

“Nós não podemos ser distanciados da crise, estamos incluídos. Mas, com criatividade, criamos mecanismos e encontramos saídas para nos manter no mercado, que é o propósito de todo panificador”, ressaltou o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/CG), Edvaldo Sousa.

Levantamento do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), mostra que o índice de crescimento das empresas de Panificação e Confeitaria em 2014 no país foi de 8,02% com o faturamento atingindo R$ 82,5 bilhões. Foi o segundo ano consecutivo que o setor apresentou uma elevação inferior a 10%, a menor taxa dos últimos oito anos. Os dados revelam ainda que a desaceleração vem acontecendo desde 2010. No último ano, os principais fatores para a redução no ritmo de crescimento do setor foram o aumento nos custos que subiram em média 11,5%.
Mesmo com a elevação de impostos e dos ingredientes dos produtos, segundo o presidente do Sindipan, os preços ainda não foram repassados ao consumidor. “Ainda estamos aguentando porque sabemos que a crise atingiu todo mundo e principalmente a classe menos favorecida. Se repassarmos, sabemos que as pessoas vão se afastar das padarias, então estamos fazendo o máximo para que isso não aconteça”, destacou.

Preocupados em debater os desafios e propostas para o setor, foi lançada na manhã de ontem, na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), a IV Expopão, a maior feira de panificação da Paraíba. Lançada em 2012 com o intuito de oportunizar o surgimento de soluções inovadoras para os empresários do setor de panificação atualmente, a Expopão é hoje um dos eventos mais expressivos desse setor na Paraíba.

Nesta edição da Expopão, serão 52 estandes, número maior que a edição de 2014. Com novo formato e expectativa de bater recorde de público, o evento busca reunir cerca de 4 mil pessoas durante os três dias do evento. O mercado de panificação gera aproximadamente 10 mil empregos diretos na Paraíba, cerca de 800 somente em Campina Grande. São mais de 250 estabelecimentos na cidade e por volta de 1.300 em todo o Estado.

Doação
Durante o lançamento da 4ª Expopão, representantes de 13 instituições foram beneficiadas com a doação de pães.

Saiba mais

A IV Expopão acontecerá de 21 a 23 de outubro, na Fiep, em Campina Grande. A programação da feira inclui, além de palestras, oficinas e clínicas tecnológicas, mostra de maquinário, consultorias e a realização do Fórum Norte-Nordeste e Centro-Oeste de panificação.

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Jornal da Paraíba

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