ECONOMIA
Paraíba é o 4º pior em desigualdade de renda no NE
IBGE classificou a Paraíba com 0,530 no Índice Gini. Este modelo mede a concentração de dinheiro entre as classes sociais de uma região.
Publicado em 26/05/2012 às 6:00
A Paraíba é o quarto pior Estado em desigualdade de renda no Nordeste. Os resultados definitivos do Censo 2010 divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam os paraibanos atrás apenas de Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte quanto à distribuição dos rendimentos.
O IBGE classificou a Paraíba com 0,530 no Índice Gini. Este modelo mede a concentração de dinheiro entre as classes sociais de uma região. Ele varia de zero, quando há plena igualdade, até um, quando a desigualdade na população é máxima.
Segundo o professor de economia da UFPB, Bruno Frascarolli, "as desigualdades são heranças do Brasil colonial. Só a distribuição de renda no Estado, e em todo país, pode consertar a médio e longo prazo. É preciso dividir os custos das oportunidades, a ampliação da educação e outras medidas estruturantes, entre as classes de renda, para promover a igualdade social".
Comentários