ECONOMIA
Paraíba é o líder do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2022
Paraíba sobe duas posições, ultrapassa o Ceará e chega ao primeiro lugar da região.
Publicado em 13/09/2022 às 16:02
A Paraíba é o estado mais bem colocado do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2022, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Em todo o Brasil, o estado ficou com a 12ª colocação, a melhor desde 2019.
O crescimento do estado foi motivado pelo ótimo desempenho em cinco dos dez pilares do levantamento: Inovação (+7), Capital Humano (+5), Eficiência da Máquina Pública (+5), Solidez Fiscal (+3) e Educação (+1). A Paraíba registrou queda sútil em dois pilares específicos: Potencial de Mercado (-2) e Sustentabilidade Ambiental (-1).
A avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
O objetivo do ranking é medir o tamanho do desafio dos estados sob contexto internacional e pode ser uma ferramenta para a busca de boas práticas que possam ser aplicadas ao Brasil.
“Somente um ecossistema de gestão pública baseado em dados e evidências pode de fato gerar a transformação que esperamos. O ranking é uma ferramenta que auxilia o gestor público a definir prioridades, presta contas à sociedade e ajuda a atrair e focalizar investimentos públicos e privados”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
O Nordeste no ranking
Quatro dos nove estados do Nordeste tiveram uma queda no Ranking de Competitividade dos Estados de 2022. Outros dois se mantiveram estáveis.
A Paraíba foi a que teve melhor desempenho e é o representante do Nordeste mais bem colocado, ao avançar duas posições em relação a 2021. Rio Grande do Norte subiu duas posições e Bahia subiu uma.
O Ceará, que é o segundo melhor colocado no ranking da região e 13o no geral, perdeu uma posição e perdeu também a liderança no Nordeste. Alagoas também perdeu um posto, caindo para 14° lugar.
Na geral do Nordeste, a Paraíba (12ª) é líder, seguida por Ceará (13º), Alagoas (14º), Pernambuco (15º), Bahia (17ª), Rio Grande do Norte (20º), Sergipe (21º), Piauí (25º) e Maranhão (26º).
Comentários