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ECONOMIA

Paraíba em destaque nacional

A Clube Turismo, microfranquia paraibana criada em 2003, vem ganhando destaque no mercado nacional.

Publicado em 17/06/2012 às 8:00


A Paraíba, mesmo ainda não sendo um destino consolidado no fluxo de turismo, pelo menos no setor de negócios já é destaque nacional, em termos de empreendedorismo. A Clube Turismo, microfranquia paraibana criada em 2003, vem ganhando destaque no mercado nacional. Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam a empresa como a única do Nordeste incluída no ranking das 20 microfranquias que mais faturaram em 2011. Totalizando 234 unidades em todos os estados brasileiros, a empresa foi também considerada pela “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” (PEGN) como a agência de turismo que mais cresce no Brasil.

Quem se interessa em adquirir uma franquia da Clube Turismo tem uma série de opções. “Estamos trabalhando em cinco modalidades: a master, que serve para representar a matriz em outros lugares, ficando responsável pela venda de novas unidades; a loja, que funciona como uma agência de viagem comum, atendendo diretamente os clientes; quiosque, nos corredores de shoppings; a modalidade corporativa, que presta serviços a empresas; e finalmente o home-office, com a qual o franqueado trabalha como pessoa física, sem necessidade de um escritório”, explicou a supervisora da Clube Turismo, Ana Virgínia.

Na Paraíba, a empresa já soma seis lojas em operação e nove home-offices. Em breve, mais duas unidades serão inauguradas em Campina Grande.

Essa ampla gama de opções oferecida pela Clube Turismo acaba possibilitando que profissionais sem muita renda montem seu negócio. “O home-office é nossa categoria mais econômica.

Quem opta por esse tipo de franquia, deve investir R$ 3.900,00, correspondente à nossa taxa de adesão. A vantagem é não ter que investir em loja física, por exemplo, o que reduz os custos. Quem prefere montar um escritório, porém, deve ter um gasto médio de R$ 50 mil”, explicou.

Além do investimento inicial, os franqueados da Clube Turismo ainda pagam uma mensalidade de R$ 70,00, caso optem por ter website, e royalties de 2,5% em cima do faturamento bruto (no caso dos home-offices) e de R$ 300,00 (para as demais modalidades, que também têm de arcar com o valor do fundo de propaganda, que pode variar entre R$ 180,00 e R$ 390,00). “A quantia investida é retornada ao franqueado em uns oito ou dez meses, no caso das lojas físicas. Para quem trabalha na modalidade home-office o tempo é bem mais curto, pelo fato do investimento ser menor. Às vezes uma única venda já arca com as despesas iniciais”, acrescentou a supervisora.

Para os clientes, os franqueados da Clube Turismo trabalham com a venda de passagens aéreas, reserva de hotéis, preparação de pacotes e excursões, além de auxiliar em tudo referente à viagem. Já voltado para os franqueados, a Clube Turismo realiza treinamentos operacionais, oferece orientação quanto às estratégias de marketing, suporte diário, entre outros serviços.

“Iniciamos a Clube Turismo por necessidade do mercado.

Atualmente, as pessoas estão viajando mais, graças às facilidades de pagamento e aos preços reduzidos. Viajar é agora acessível a todas as classes, então é um setor no qual vale a pena investir. Começamos com uma loja em João Pessoa e o negócio tem crescido, pois a procura está enorme e tende a ser ainda maior nos próximos anos”, concluiu Ana Virgínia.

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Jornal da Paraíba

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