ECONOMIA
Paraíba fecha 2018 com 155 mil pequenos negócios registrados
Segundo o Sebrae-PB, houve um aumento de 1.162 registros desde o ano passado,
Publicado em 24/12/2018 às 12:46 | Atualizado em 25/12/2018 às 9:04
A Paraíba encerra o ano de 2018 com 155.007 pequenos negócios registrados. Deste total, 109.286 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs), enquanto 45.721 são de micro e pequenos empreendedores que atuam em todo o estado. Os números são da Receita Federal e referem-se a empreendimentos optantes do Simples Nacional, regime diferenciado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos. Segundo o Sebrae-PB, houve um aumento de registros no segmento.
De acordo com o Sebrae-PB, considerando apenas os microempreendedores individuais, foram contabilizados 1.162 novos registros entre dezembro de 2017 e o final de 2018.
A gerente de gestão estratégica do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, destaca que, na Paraíba, 99% das empresas atuantes são pequenos negócios, seja MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte. “Os dados também demonstram que é evidente a elástica capacidade dos pequenos negócios darem uma resposta bem mais imediata à necessidade de se aumentar o emprego e a renda em momentos ‘difíceis’”, afirmou.
Dessa forma, Costa acredita que as ações do próximo ano, em termos econômicos, devem focar nos pequenos negócios, principalmente para que a retomada na economia seja mais eficaz. “Nesse contexto, penso que é preciso aprofundar ainda mais as ações de promoção de um ambiente favorável aos pequenos negócios e da inovação, bem como buscar modelos e formas de injetar capital de giro a juros menores. Com isso, já teremos um grande incentivo para a manutenção do emprego e da renda no nosso estado”, argumentou.
Pequenos negócios geram empregos
De janeiro a setembro deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as micro e pequenas empresas da Paraíba geraram 5.096 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para os setores de serviços (3.329 vagas), agropecuária (738 vagas) e comércio (630 vagas).
Comentários