ECONOMIA
Paraíba lidera ranking de abate de frango
IBGE diz que número de aves abatidas ultrapassou 4,7 milhões e que o abate cresceu 6% no segundo trimestre.
Publicado em 30/09/2011 às 7:30
William De Lucca
A Paraíba liderou o ranking do crescimento de abate de frango no país, no segundo trimestre de 2011. Dados divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que entre abril e junho deste ano, o número de frangos abatidos ultrapassou 4,7 milhões, alta de 52,1% sobre o mesmo período do ano passado (3,1 milhões). Já no país, o abate cresceu apenas 6% no segundo trimestre, atigindo 1,3 bi de unidades.
No primeiro semestre, houve também forte alta no Estado (48,86%) sobre o ano passado (8,890 mi). Terceiro maior produtor de frango do Nordeste, atrás apenas da Bahia e de Pernambuco, o Estado possui três abatedouros, dois em Patos e um em Guarabira.
Em expansão, a maior indústria paraibana do setor, a Guaraves, é responsável por quase a totalidade (99% da produção estadual), em Guarabira. A produção da indústria registra crescimento de 30% este ano, mas pretende elevar ainda mais o número de abates. “Abatemos hoje, 80 mil frangos por dia e nossa perspectiva é de chegar ao fim do ano com 100 mil”, explica o diretor-executivo da Guaraves, Veronildo Coutinho. A capacidade operacional da indústria é de 120 mil abates/dia.
O crescimento do abate de frango foi atribuído a alta dos preços da carne vermelha e do peixe, além do aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E, que vêm mudando hábitos de consumo. “O frango tem melhor preço. É também mais saudável do que a carne vermelha. Quando o consumo aumenta, a produção precisa atender à demanda”, explica.
Para 2012, a expectativa da empresa é entrar no mercado internacional. A indústria já prospectou mercados como Emirados Árabes, Cuba, Mauritânia e a China, onde uma missão da empresa está nesta semana fazendo contatos comerciais.
Comentários