icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba ocupa o quarto lugar em vendas no mercado de franquias

Em números de franquias instaladas, a Paraíba (1.522) empata com Rio Grande do Norte (1.522) na quarta posição, mas ganha no faturamento.

Publicado em 21/02/2016 às 8:00

No Nordeste, as receitas das franquias paraibanas em 2015 (R$ 198 milhões) ocuparam a quarta posição neste ranking, ficando atrás apenas das três maiores economia da Região: Pernambuco (R$ 894 milhões), Ceará (742 milhões) e da Bahia (R$ 531 milhões), segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O Estado com menor faturamento foi Sergipe com apenas R$ 5 milhões no ano passado. Já Piauí registrou maior crescimento de receitas (48,1%), mas tem o penúltimo faturamento da Região. (Veja o quadro completo).

Já em números de franquias instaladas, a Paraíba (1.522) empata com Rio Grande do Norte (1.522) na quarta posição, mas ganha no faturamento. A Bahia (5.672) registra maior número de franquias, mas tem apenas o 3º maior faturamento.
A região encerrou o ano passado com um faturamento de R$ 2,720 bilhões , alta de 8,8% sobre o ano anterior, taxa próxima do país (8,3%), mas bem abaixo da Paraíba (22%).
O faturamento da Paraíba representa 7,2% do bolo regional. O índice é superior à participação do Produto Interno Bruto (6,5%) do Estado na Região.
Segundo o diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, Cláudio Tieghi, um dos pontos importantes ao se trabalhar com franquias é ter capital de giro para manter o negócio sem depender da receita da empresa por um período de aproximadamente seis meses.
Além disso, vale lembrar que para selecionar a área em que pretende atuar é importante ter identificação com a atividade escolhida. “O franqueado tem que, antes de tudo, analisar se tem satisfação pessoal com o negócio. Esse aspecto é importante na hora de motivar a equipe, porque os colaboradores se inspiram no franqueado, que por sua vez se inspira na marca”.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp