icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba tem 139 cooperativas

Média do IDH das cidade paraibanas que possuem algum tipo de cooperativa é maior do que o das cidades onde nã há  a iniciativa.

Publicado em 05/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:22

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Na Paraíba, o setor envolve diretamente mais de 50 mil pessoas, entre cooperados e trabalhadores. Segundo informações do Sistema OCB/PB (Sindicato e Organização das Cooperativas da Paraíba), existem 139 cooperativas funcionando no Estado e os indicadores socioeconômicos das cidades em que elas estão presentes mostram que o setor tem razões para comemorar.

Em 36 municípios onde há cooperativas, a média do IDH é de 0,619 - 6,4% maior que a média das cidades onde não há cooperativas (0,582). O PIB per capita dos municípios paraibanos com cooperativas é 47,9% maior que o das outras cidades. Para o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, estes números mostram que as cooperativas paraibanas, em cada ramo, têm tido participação destacada na economia, gerando crescimento econômico e incremento social na região onde elas estão inseridas.

Pacelli destaca que os números apresentados pelo Sistema OCB/PB são expressivos mesmo sem mensurar o impacto indireto do cooperativismo, em termos de geração de emprego e renda. “O sistema Unimed, por exemplo, movimenta toda uma cadeia composta por clínicas privadas, hospitais e laboratórios, que emprega uma massa importante e qualificada. Sem contar que os empregos gerados por nossas principais cooperativas dos ramos saúde e crédito tem uma massa salarial relativamente alta”, afirma.

O presidente do Sistema OCB/PB também observa que, nos últimos anos, o setor cooperativista cresceu em outras áreas com o surgimento de novas cooperativas em ramos como transportes, agricultura familiar e trabalho (assistência técnica rural) e mineração.

FOMENTO À ECONOMIA

“É preciso que as pessoas tomem conhecimento e entendam que a empresa cooperativa é a melhor alternativa para a organização econômica da sociedade, quando não se pode contar com elevada quantidade de empreendedores detentores de capital para investimentos produtivos, como é o caso da Paraíba”, afirma o economista Rafael Bernardino.

Bernardino também destaca que uma cooperativa é sempre a melhor alternativa para atender "carências comuns" das comunidades. “Uma carência de abastecimento, por exemplo, pode ser sanada através da união de pessoas e a formação de uma cooperativa de consumo. Uma carência de trabalho e renda também poderá ser resolvida através do cooperativismo que, com os 13 ramos definidos pelo Sistema OCB, atende a praticamente todas as áreas da atividade econômica”, destaca.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp