icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba tem 2º maior crescimento na criação de empresas no Brasil

NE foi região que mais se destacou, com aumento de mais de 13% na abertura de empresas. Paraíba ficou com o segundo lugar dos estados, com 23,6% de aumento.

Publicado em 04/02/2010 às 15:36

Da Redação
Com informações do Ministério do Desenvolvimento

Apesar da crise mundial, a movimentação da economia brasileira tem conseguido se manter estável e a nordestina tem aumentado gradativamente, ganhando destaque entre as demais. Em 2009, a região foi a que apresentou os melhores índices em relação ao aumento de número de empesas criadas e a Paraíba foi o estado que obteve o segundo melhor índice. Em 2008, foram 5.998 empresas criadas e, no ano passado, o número subiu para 7.411.

Os dados são de um levantamento realizado pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que foram divulgados na quarta-feira (3). De acordo com a pesquisa, no ano passado, foram abertas 629.857 empresas no Brasil, crescimento de 5,96% em relação a 2008.

Por estado, as unidades da federação que apresentaram o maior número de abertura de empresas em 2009, foram: Maranhão (28,9%), Paraíba (23,6%), Piauí (20,7%), Tocantins e Pernambuco, ambos com 14,3%. Em contrapartida, cinco estados apresentaram queda na quantidade de empresas constituídas: Pará (-13,6), Distrito Federal (-3,9), Rio Grande do Sul (-1,3), Paraná (-0,9) e Santa Catarina (-0,5).

No levantamento por região, o Nordeste teve os melhores índices, com aumento de 13,2% no número de empreendimentos criados em 2009, seguido por Sudeste (3,9%) e Centro-Oeste (4%). Já as Regiões Norte e Sul registraram queda de 1,6% e 1%, respectivamente.

Portal do Empreendedor

Aos números não estão somadas as formalizações do Portal do Empreendedor Individual, que atingiram cerca de 50 mil empreendedores formalizados de julho a dezembro de 2009, segundo levantamento preliminar do DNRC. O montante é referente aos empreendedores que fizeram inscrição no portal e entregaram a documentação nas Juntas Comerciais estaduais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp