ECONOMIA
Paraíba vai receber rota de cruzeiros em fevereiro
Em fevereiro um navio fará 4 paradas no litoral paraibano mas a perspectiva é que em 2013 mais cruzeiros incluam a PB em na rota.
Publicado em 20/12/2011 às 6:30
Mesmo sem o investimento necessário para atrair novas rotas de cruzeiros, como realizado em outros estados do Nordeste, a Paraíba pode voltar a entrar na rota das embarcações de luxo nos próximos anos. Nesta temporada de Verão, apenas uma embarcação fará quatro paradas no litoral do Estado, mas a perspectiva é de que novos roteiros sejam anunciados para 2013. Um cruzeiro da companhia MSC deverá fazer quatro paradas no Estado em fevereiro, durante o carnaval. Em uma das viagens, o cruzeiro deve trazer um grupo de idosos dos EUA para visitar a Paraíba.
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Natal, Recife e Fortaleza devem registrar a maior alta no número de visitantes em relação à temporada passada. Os aumentos podem chegar a 103,1%, 79,7%, e 75,3%, respectivamente.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, diz que a negociação para a entrada de rotas permanentes de cruzeiros para a Paraíba é uma atribuição das empresas privadas, e não do Governo. Ainda assim, ela garante que o Estado tem feito o possível para que a recepção dos navios de passageiros que atracam no Porto de Cabedelo seja satisfatória.
“Esta questão da falta de infraestrutura não é privilégio nosso, nos outros estados do Nordeste acontece a mesma coisa, trabalhamos de forma improvisada”, diz Ruth. A presidente da PBTur explica que, mesmo com os problemas, "a Paraíba é lembrada pelos turistas que visitam o Estado em cruzeiros pelo excelente serviço receptivo em terra".
Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Hotéis na Paraíba (Abih-PB), Tadeu Pinto, estes cruzeiros precisam de um apoio do Porto e do Estado para embarque e desembarque. "A promessa da melhoria da infraestrutura necessária é antiga, mas parece que isso está longe de acontecer", comentou.
Atualmente, apenas seis cidades do Nordeste recebem cruzeiros com frequência definida: Natal (RN), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Salvador (BA), Ilhéus (BA) e Maceió (AL).
Comentários