icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Paraíba vai receber rota de cruzeiros em fevereiro

Em fevereiro um navio fará 4 paradas no litoral paraibano mas a perspectiva é que em 2013 mais cruzeiros incluam a PB em na rota.

Publicado em 20/12/2011 às 6:30


Mesmo sem o investimento necessário para atrair novas rotas de cruzeiros, como realizado em outros estados do Nordeste, a Paraíba pode voltar a entrar na rota das embarcações de luxo nos próximos anos. Nesta temporada de Verão, apenas uma embarcação fará quatro paradas no litoral do Estado, mas a perspectiva é de que novos roteiros sejam anunciados para 2013. Um cruzeiro da companhia MSC deverá fazer quatro paradas no Estado em fevereiro, durante o carnaval. Em uma das viagens, o cruzeiro deve trazer um grupo de idosos dos EUA para visitar a Paraíba.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Natal, Recife e Fortaleza devem registrar a maior alta no número de visitantes em relação à temporada passada. Os aumentos podem chegar a 103,1%, 79,7%, e 75,3%, respectivamente.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, diz que a negociação para a entrada de rotas permanentes de cruzeiros para a Paraíba é uma atribuição das empresas privadas, e não do Governo. Ainda assim, ela garante que o Estado tem feito o possível para que a recepção dos navios de passageiros que atracam no Porto de Cabedelo seja satisfatória.

“Esta questão da falta de infraestrutura não é privilégio nosso, nos outros estados do Nordeste acontece a mesma coisa, trabalhamos de forma improvisada”, diz Ruth. A presidente da PBTur explica que, mesmo com os problemas, "a Paraíba é lembrada pelos turistas que visitam o Estado em cruzeiros pelo excelente serviço receptivo em terra".

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Hotéis na Paraíba (Abih-PB), Tadeu Pinto, estes cruzeiros precisam de um apoio do Porto e do Estado para embarque e desembarque. "A promessa da melhoria da infraestrutura necessária é antiga, mas parece que isso está longe de acontecer", comentou.

Atualmente, apenas seis cidades do Nordeste recebem cruzeiros com frequência definida: Natal (RN), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Salvador (BA), Ilhéus (BA) e Maceió (AL).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp