ECONOMIA
Parceria com PPQ vai capacitar 270 jovens empreendedores sobre gestão de qualidade
Programa Paraibano de Qualidade vai fazer workshops sobre modelos de excelência de gestão para estudantes.
Publicado em 10/10/2018 às 7:00 | Atualizado em 10/10/2018 às 15:31
Uma parceria entre o Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) e o Movimento Empresa Júnior (MEJ) na Paraíba vai oferecer capacitação para universitários empreendedores de toda a Paraíba. A estimativa é de que 270 estudantes universitários que participam do movimento no estado tenham acesso a workshops sobre o Modelo de Excelência proposto pela organização.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) chegou ao Brasil há 30 anos, vindo da França, onde jovens universitários se reuniam em empresas juniores (EJs) com o objetivo de aplicar o conhecimento teórico na prática, dentro da universidade. Atualmente, o MEJ é presente mundialmente, formando uma rede de colaboração entre jovens acadêmicos e empreendedores que trocam suas experiências pessoais sobre o ecossistema empreendedor estudantil.
Na Paraíba, a organização reúne formalmente 16 EJs, sendo que cinco delas são consideradas de alto crescimento. Cada EJ reúne estudantes de cursos de graduação de diferentes áreas, que prestam consultoria para cerca de 400 empresas locais atualmente. Segundo dados da Federação Paraibana de Empresas Juniores (PB Júnior), o movimento reinvestiu pelo menos R$ 317 mil na educação de nível superior na Paraíba em 2017, fruto do trabalho das EJs.
A parceria foi formalizada durante um evento que reuniu representantes das EJs em João Pessoa no dia 29, o Impacta PB, e vai ser apresentado a outro grupo de empreendedores universitários nesta quarta-feira (10), em evento que acontece em Campina Grande e que deve reunir cerca de 120 pessoas.
Capacitação melhora resultados
O resultado, no entanto, pode ser melhor, já que nove das EJs federadas, como são chamadas as empresas regularmente ligadas à PB Júnior, está no que eles consideram o ‘farol vermelho’, ou seja, não bateram a meta de projetos implementados no ano. O balanço atual dá conta de que 392 projetos estão sendo desenvolvidos, mas o estimado é chegar a 477 até o fim do ano.
Para o presidente da PB Júnior, Paulo Oliveira, a parceria vai dar um suporte mais técnico às atividades das empresas. "Como somos universitários, a gente tem sempre que buscar mais aprendizado. Com essas ferramentas do PPQ, vai ajudar muito no desenvolvimento tanto dos projetos internos quanto no atendimento às empresas", acredita. Segundo Paulo, os métodos do PPQ vão garantir mais qualidade no trabalho dos empreendedores universitários.
Segundo o presidente do PPQ, Josuel Gomes, essa parceria é importante exatamente porque contribui na capacitação dos jovens empreendedores, que chegam ao mercado de trabalho unindo a experiência das EJs que atuam e, agora, a formação oferecida neste projeto. “Nascemos empreendedores, mas não nascemos gestores”, defende. Com os workshops que vão ser realizados, os membros das EJ vão ter acesso a ferramentas de gestão usadas pelo PPQ para melhorar o trabalho de consultoria que já prestam a diversas empresas no estado.
A informação que vai ser oferecida aos estudantes é semelhante à que estava nos 40 workshops realizados pelo PPQ nos últimos 15 meses com empresários de toda a Paraíba, a maior delas reunindo 62 pessoas. “Nada impede que a mentoria a essas empresas que participam do PPQ também seja feita pelas EJ quando elas estiverem capacitadas”, avalia Josuel.
Comentários