ECONOMIA
Páscoa deve elevar em 7% as vendas
Levantamento mostra que 59,7% dos empresários do setor supermercadista esperam aumento nas vendas de produtos típicos da Páscoa.
Publicado em 27/02/2013 às 6:00
As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 7,1% em comparação com a mesma data do ano passado, divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 5,6% estimam faturamento semelhante a 2012.
A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.
De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: refrigerante (8%), peixes em geral (7,3%), ovos de Páscoa (6,5%), chocolates em geral (6%) e cervejas (5,9%).
Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2012.
Os maiores reajustes foram em cervejas (8%), refrigerantes (7,8%), ovos de Páscoa (7,6%), peixes em geral (6,3%) e vinhos nacionais (5%).
IMPORTADOS
Produtos importados Os preços dos produtos importados subiram 5,7%, em média, na Páscoa deste ano em relação a igual período de 2012, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No ano passado, os preços de importados aumentaram 0,9% no período.
De acordo com o economista da entidade, Flavio Tayra, as encomendas de importados típicos na Páscoa começaram no segundo semestre do ano passado, quando havia uma tendência de alta do dólar. "Isso impactou os preços desses itens", conclui.
Tayra observa, entretanto, que a partir deste começo de ano, diante de iniciativas do governo para conter uma alta excessiva da moeda norte-americana, os supermercadistas passaram a apostar na estabilidade do câmbio. "A expectativa agora é que o câmbio fique mais contido".
A participação dos importados nas gôndolas dos supermercados é de 2,5% a 3%, em geral, conforme levantamento da Abras.
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