ECONOMIA
PB deve ganhar 1ª montadora
Grupo Caoa deve instalar a montadora em pouco mais de dois anos, investindo cerca da US$ 600 milhões e gerando 20 mil empregos.
Publicado em 05/06/2012 às 6:00
A Paraíba deverá ganhar a primeira montadora de veículos em pouco mais de dois anos. A informação foi confirmada ontem pelo gestor do Grupo Caoa, Breno Landim. O investimento previsto será de US$ 600 milhões e a estimativa inicial da empresa é que deve gerar cerca de 20 mil novos empregos diretos e indiretos com o novo empreendimento.
A marca da montadora que irá se instalar na Paraíba não foi revelada pelo gestor do grupo. A empresa, no entanto, possui contratos com a Ford, a coreana Hyundai e a japonesa Subaru, entre outros empreendimentos. “Iremos anunciar o nome da montadora no momento apropriado, mas não antes de deixar tudo acertado”, revelou Breno.
O Grupo Caoa, desde o último sábado, vem divulgando em comercial na televisão que vai instalar uma fábrica na Paraíba da marca Hyundai.
O local de instalação da montadora ainda é objeto de definição do grupo, segundo Breno Landim. “O estudo inicial é para que a empresa fosse implantada na cidade de Alhandra. Mas o doutor Carlos Alberto (fundador e presidente do grupo Caoa) quer levar a fábrica para Campina Grande”, detalha.
A instalação da montadora da Paraíba será a segunda do grupo no país. Em 2007, a Caoa inaugurou a unidade fabril da Hyundai do Brasil, em Anápolis, Goiás. A instalação de uma empresa deste porte na Paraíba representará um crescimento para todo Estado, de acordo com o gestor do grupo. “A projeção da economia paraibana será percebida em todos os setores da economia”, diz Breno.
Com a construção da nova fábrica, o grupo deverá ampliar sua rede de funcionários, que hoje é superior a 40 mil empregados. A Caoa começou como uma concessionária Ford em Campina Grande e ao longo dos 33 anos, já investiu mais de R$ 60 milhões na Paraíba.
A empresa é a maior revendedora Ford da América Latina e também importadora e distribuidora das marcas Subaru e Hyundai no país. Entre 2010 e 2011, o grupo registrou crescimento de 40%.
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