ECONOMIA
PB é 3ª em ranking de sustentabilidade no NE
Pesquisa divulgada pela revista inglesa “The Economist” aponta o Estado com uma média considerada boa de 56,3 pontos.
Publicado em 05/06/2012 às 6:00
A Paraíba é o terceiro estado da região Nordeste em qualidade de gestão voltada para a sustentabilidade. Um ranking elaborado pela Unidade Inteligência e divulgado pela revista inglesa “The Economist” aponta o Estado com uma média 56,3 pontos, considerada “boa” pela publicação. O número é inferior à média nacional (59 pontos), mas supera a média do Nordeste (52,5 pontos), colocando a Paraíba atrás apenas de Pernambuco (81,3) e do Ceará (60,4). A pontuação vai de zero a 100.
Os quesitos analisados pelo instituto para obter a média da sustentabilidade do Estado levaram em consideração os indicadores: “Plano/Estratégia Ambiental do Estado” (75 pontos), “Regulador ambiental” (100 pontos), “Qualidade da gestão ambiental” (50 pontos) e “Incentivos fiscais para a sustentabilidade” (zero).
A falta de incentivos fiscais para produtos produzidos de maneira sustentável reduziu o melhor desempenho para a Paraíba. A reclamação sobre a inexistência de incentivos e apoio às empresas é sentida pelos empresários do setor.
A empresária e estilista Francisca Gomes Vieira, que produz moda com algodão colorido em João Pessoa, disse que já recebeu verba de outros países para participar de feiras, mas nunca dos governos locais. "É triste ver nosso trabalho, que leva o nome da Paraíba, ser reconhecido fora do Estado e ignorado dentro dele", reclama a empresária.
O mundo está preocupado com o desenvolvimento sustentável, segundo Vieira, mas, na Paraíba, a verba solicitada para uma consultoria de marketing internacional não foi disponibilizada.
“Nossa participação em eventos dentro e fora do país é bancada com o dinheiro da empresa. Chego a pagar R$ 100 mil para expor fora e não temos tanto dinheiro. Na conferência internacional 'Rio +20', que vai acontecer este mês no Rio, corre o risco de não colocarmos a Paraíba na mesa das discussões”, lamenta.
ICMS SUSTENTÁVEL
Um projeto do Governo do Estado, contudo, poderá promover incentivos fiscais para empresas que trabalham de maneira sustentável. Ainda não há definições sobre como funcionará este projeto, mas a proposta é de reduzir o ICMS para as empresas, segundo o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo. “Não temos o projeto concreto ainda, mas estamos estudando o que poderá ser o ICMS Ecológico”, diz o gestor.
Comentários