ECONOMIA
PB é incluída no plano nacional do turismo
Paraíba será incluída no Plano Nacional de Marketing Turístico do Brasil; diagnóstico de ofertas no Estado já começou a ser feito.
Publicado em 21/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:45
As potencialidades e vocações turísticas da Paraíba serão contempladas no Plano Nacional de Marketing Turístico do Brasil, que será lançado em setembro e executado pelo Ministério do Turismo. Na manhã desta quinta-feira (20), consultores contratados pelo Ministério do Turismo estiveram reunidos com gestores do trade turístico da Paraíba para fazer um diagnóstico de ofertas, promoção e demanda turísticas do Estado para compor o plano, que terá um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão.
Durante o encontro, foi realizado um levantamento para identificar as melhores ofertas turísticas da Paraíba, o perfil dos turistas que visitam o Estado, as inovações em produtos, como é a venda dos destinos, principais concorrentes, entre outros pontos. Para a gestora do Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o estudo é fundamental para auxiliar os gestores a buscarem estratégias para inovar e ampliar o turismo estadual.
O Plano Nacional de Marketing Turístico do Brasil é focado na divulgação dos destinos do país para os turistas brasileiros. “O estudo prevê a ação de execução no âmbito nacional e estadual. Os estados poderão utilizar o plano para ampliar o fluxo de turistas, através das estratégias viáveis de médio e longo prazo que serão apontadas pelo levantamento”, explicou a consultora Marcela Saad.
A expectativa é que o Plano Estratégico de Marketing Turístico seja lançado em setembro, durante a 42ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Para a elaboração dos trabalhos foram contratadas duas consultorias, as empresas Petrocchi Consultoria e Barcelona Media Inovação Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional, e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A reunião sobre o Plano de Marketing Turístico na capital contou com a presença de empresários, turismólogos, secretários municipais de turismo, PBTtur e do Sebrae Paraíba.
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