icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

PB passa a liderar varejo no NE

Com taxa de 9,9% no volume de vendas, varejo paraibano lidera crescimento no Nordeste no acumulado do ano.

Publicado em 17/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:32

A Paraíba voltou a apresentar índices de destaque no comércio regional e nacional. Em novembro, o varejo registrou o segundo maior crescimento do varejo nordestino e o quarto maior do país. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio paraibano foi 12% maior que mesmo período do ano passado, 4,1 pontos percentuais a mais que o registrado em outubro (7,9%).

Com o índice alcançado em novembro, o varejo paraibano lidera, agora, o crescimento no Nordeste no acumulado do ano com taxa de quase dois dígitos no volume de vendas (9,9%). A Paraíba ultrapassou o Rio Grande do Norte, que, até então, liderava o setor na Região. O estado potiguar que liderou caiu para a segunda posição do Nordeste (9,7%). A taxa de crescimento comércio paraibano é também destaque no volume de vendas no país, ficando atrás somente atrás somente do Mato Grosso do Sul (10,4%). No país, a taxa cresceu 4,3%.

Para se ter uma ideia do bom desempenho da Paraíba, metade das unidades da federação tem crescimento igual ou menor que o país.

RESULTADO DE NOVEMBRO

Na lista dos cinco Estados do Nordeste com maior crescimento em novembro, a Paraíba ficou atrás apenas do Maranhão, que teve crescimento de 13,4%. Finalizam a lista Pernambuco (9,7%), Alagoas (9,3%) e Rio Grande do Norte (8,1%). Apenas Ceará (4,8%), Piauí (4%) e Sergipe (4%) terminaram o mês abaixo da média de crescimento registrada no país, que foi de 7% em novembro.

Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Artur de Melo, o que mais contribui para este cenário de crescimento são as ações públicas adotadas no Estado. “A política de investimentos do Governo do Estado exerce muito impacto no varejo. O Estado está investindo muito na economia e tem conseguido honrar com o pagamento dos servidores. Isso aquece nosso comércio, contribui para que ele continue saudável por aqui”.

O resultado oficial de 2013 da PMC somente será divulgado no mês de fevereiro pelo IBGE, que vai trazer os dados consolidados dos doze meses do ano. O resultado de dezembro deverá confirmar a Paraíba com a maior taxa de crescimento da Região Nordeste e 2ª do país com repercussão no PIB. O comércio tem participação de 14% no PIB do Estado.

SETOR MOSTRA FÔLEGO

O comércio varejista mostrou fôlego na passagem de outubro para novembro. A Paraíba foi novamente destaque regional e nacional no índice de outubro para novembro. O volume de vendas registrou alta de 3,2%, o maior índice da região Nordeste e o 4º do país. Os estados de Tocantins (6,9%), do Acre (5,7%) e de Mato Grosso do Sul (4%) registraram os maiores crescimentos nesse período.

No país, as vendas aumentaram 0,7%, o nono resultado positivo consecutivo, apontaram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. O bom desempenho foi generalizado, com destaque para supermercados e móveis e eletrodomésticos. Os números de novembro e os dados antecedentes de dezembro mostram que o varejo terá um desempenho melhor do que o previsto no quarto trimestre de 2013, compensando um resultado mais fraco do setor industrial, na avaliação do economista Guilherme Maia, da Votorantim Corretora.

O crescimento das vendas fez a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) ficar mais otimista com o setor este ano. "O resultado de novembro consolida a recuperação do varejo no segundo semestre de 2013. Revisamos a projeção de aumento nas vendas ao longo de 2014, de 6% para 6,5%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp