ECONOMIA
PB vai receber nova remessa de milho
Milho abastecerá armazéns e polos de distribuição do 'Programa de Vendas em Balcão' nas regiões afetadas pela seca.
Publicado em 07/01/2014 às 6:00
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai enviar, até fevereiro, 31 mil toneladas de milho para as regiões atendidas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Leilão para contratação de transporte do produto foi realizado ontem.
O milho, armazenado em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, abastecerá armazéns e polos de distribuição do Programa de Vendas em Balcão nas regiões afetadas pela seca e deverão servir de alimento para rebanho.
O Estado da Paraíba vai receber cerca de 4,4 mil toneladas, por meio deste leilão, que começa a chegar em fevereiro. As cidades de Campina Grande, Monteiro e Patos terão direito a 1.000 toneladas cada, enquanto as cidades de Catolé do Rocha, Itaporanga e Sousa deverão receber, também cada uma, cerca de 400 toneladas de milho.
Na região Nordeste, serão beneficiadas ainda cidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, enquanto no Sudeste os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
O edital, publicado no site da Conab, determina os prazos para conclusão dos serviços e fluxo semanal de embarques, além de estabelecer a capacidade máxima de recepção diária nos armazéns de destinos.
Desde maio de 2012, a Operação Especial do Programa de Vendas em Balcão oferece milho a preço subsidiado para pequenos criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte, que utilizam o grão na ração animal e têm encontrado dificuldades para manterem o plantel com a seca prolongada.
Comentários