ECONOMIA
PBGás quer reajuste médio de 0,92%
Último reajuste do gás canalizado ocorreu em fevereiro deste ano.
Publicado em 20/05/2014 às 9:58 | Atualizado em 29/01/2024 às 14:40
O metro cúbico do gás natural canalizado deverá aumentar em média 0,92% na Paraíba, segundo a Companhia Paraibana de Gás (PBGás). Segundo o gerente de Orçamento e Regulação da empresa, Ricardo Vieira, a variação do preço se refere ao repasse do reajuste da Petrobras, que foi de 1,02%. A alta atinge os setores Industrial (0,76%), Veicular (0,82%) e GNC/automotivo (0,98%).
Os segmentos comercial e residencial não sofrerão alteração no valor do metro cúbico porque, segundo Ricardo Vieira, por uma estratégia comercial da empresa o aumento destes setores ocorre uma vez por ano. O reajuste deve entrar em vigor logo após a aprovação dos valores pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) e pode ocorrer no final deste mês segundo estimativa de Ricardo Vieira.
O último reajuste do gás natural canalizado ocorreu em fevereiro deste ano, com uma média de 0,78%, enquanto a Petrobras havia anunciado alta de 0,85%. “De maio de 2011 a agosto de 2013 a PBGás segurou o aumento, que é trimestral.
Somente a partir de novembro do ano passado começamos a fazer o repasse do aumento da Petrobras a cada três meses”, afirmou Ricardo Vieira.
Segundo ele, o consumo do setor residencial no Estado cresceu 8% em abril comparado a março deste ano. O comercial cresceu 12,5%, o industrial 5,4% e o automotivo ficou estável no mesmo período.
Comentários