icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

PBTur prevê 1,6 milhão de turistas para 2014

Empresa Paraibana de Turismo lança estratégias para atrair à João Pessoa turistas que vierem assistir Jogos da Copa no Nordeste.

Publicado em 25/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36

Mais de 1,6 milhão de turistas passarão pela Paraíba em 2014 e a maior parte deles (1,1 milhão), conforme estima a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, terá João Pessoa como destino. Para potencializar essas expectativas e aproveitar o legado da Copa do Mundo, o governo do Estado lançou, ontem, as estratégias de divulgação do 'Destino Paraíba' para os visitantes que vierem para o Nordeste assistir aos jogos do campeonato.

No auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), os representantes do grupo de trabalho formado por várias secretarias (Saúde, Agevisa, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Humano, Comunicação, Juventude e Esporte, Defesa Social e PBTur) fizeram apresentações individuais para falar das etapas da campanha. De acordo com o secretário de turismo, Renato Feliciano, o fato de João Pessoa estar a menos de 200 km de duas cidades-sede (Natal e Recife) é o primeiro indicador do potencial da cidade.

“Essa proximidade, o fato do 'Maior São João do Mundo', em Campina Grande, acontecer no mesmo período e a atratividade do Estado são fatores que demonstram o quanto podemos aproveitar o legado da Copa para movimentar o turismo na Paraíba”.

Entre as ações listadas, com enfoque para o turismo, estão: o upgrade do site 'Destino Paraíba (que agora pode ser lido em três idiomas: inglês, espanhol e português), o projeto de qualificação do setor turístico (que começou com a capacitação de 2,5 mil funcionários do trade do litoral e seguirá para o Brejo e para o Cariri), a criação da logomarca 'Paraíba 2014 – Alegria além do futebol' e a divulgação do destino (que começou na Copa das Confederações).
Segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, não apenas o destino será muito procurado como os primeiros reflexos já começam a aparecer. “Muitos hotéis já tem reservas para o período da Copa, em 2014. Todas as semanas recebemos ligações de operadoras turísticas empenhadas em conhecer a capital e incluir a Paraíba nos seus roteiros”, pontuou.

Ruth mencionou, na ocasião, um calendário de eventos que começam este ano e seguem até o ano que vem. Neles as ações serão mais intensas. “Tem o Festival de Turismo de João Pessoa, que acontecerá em setembro, o Brasil Sabor, os Festejos Juninos e a Robocup 2014. Esta última é uma feira de robótica, um evento que deverá reunir cinco mil pessoas e, portanto, será muito representativo”, acrescentou.

ANTECIPAÇÃO

Divulgação e qualificação foram as palavras-chave dos representantes da cadeia turística paraibana presente no evento. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) Marcos Mozzini lembrou, no entanto, que é preciso planejamento antecipado para que tudo dê certo. “Precisamos investir a partir de agora no treinamento e na preparação dos setores, não se pode deixar para última hora”, alertou.

A secretaria de comunicação do Estado, Estela Bezerra, completou dizendo que com a oferta de serviços de qualidade – que vão desde a saúde até a hospedagem -, o Estado só tende a ganhar. “Estamos tratando a Paraíba para 2014, queremos ver a economia em movimento, com geração de emprego e renda para os paraibanos”, concluiu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp