ECONOMIA
Personalização pode custar R$ 500 mil
Empresas devem informar ainda se podem operar um domínio na rede sozinhas ou se precisam de suporte técnico.
Publicado em 25/01/2012 às 6:30
As grandes empresas que querem competir na área de registros de domínios na internet ou obter um endereço com o sufixo personalizado já podem enviar o pedido à Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) desde o último dia 12 – prazo vai até 29 de março. A corporação coordena o registro de nomes e domínios da internet em todo o mundo e, segundo as novas normas, as empresas interessadas em registrar um domínio de raiz, ou 'domínio personalizado', podem criar um sufixo que denomine a própria empresa ou a que ramo ela pertence. O investimento para solicitar o serviço é de US$ 185 mil dólares e pode chegar até US$ 370 mil, ultrapassando os R$ 500 mil.
“Espera-se que os sufixos concedidos entrem em atividade em 2013”, alerta nota do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A lista dos sufixos deve ser divulgada em maio.
De acordo com o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko, a criação de sufixos é para quem deseja competir na chamada raiz da internet, onde são registrados os domínios, como por exemplo, as terminações .com, .br, .net. Demi explicou que nas propostas encaminhadas à corporação deve constar se a empresa tem condições de operar o domínio sozinha ou se precisa de uma empresa suporte.
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