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ECONOMIA

Pesquisa revela que brasileiros consumiram menos refeições completas e mais salgados

Classes D e E foram as mais afetadas, sendo 35,7% dos consumidores de salgados entre 2019 a 2022.

Publicado em 09/03/2023 às 15:59


                                        
                                            Pesquisa revela que brasileiros consumiram menos refeições completas e mais salgados
Pesquisa revela que brasileiros consumiram menos refeições completas e mais salgados entre 2019 e 2022. (Foto: Freepik)

Uma pesquisa revelou que a crise econômica e a inflação fizeram brasileiros mudarem a forma de se alimentar fora de casa, trocando refeições completas por salgadinhos de pacote e salgados prontos. O levantamento foi realizado pelo Kantar, empresa de dados, insights e consultoria e ouviu 4 mil pessoas de todas as regiões do país.

De acordo com o estudo, as classes D e E foram as mais afetadas, sendo 35,7% dos consumidores de salgados e salgadinhos entre 2019 e 2022. Nesse período, a preferência por salgados prontos subiu de 11% para 15% da população, enquanto as refeições completas caíram de 7% para 4% no mesmo período.

O gerente sênior de consumo fora do lar da Kantar, Hudson Romano, afirmou que há um crescimento para preparos alternativos durante a alimentação. As marmitas são os recursos mais utilizados pelo público entre 35 e 44 anos. “A crise está afetando mais o consumidor humilde. Prova disso é que vemos um movimento das pessoas começarem a buscar uma alimentação um pouco mais barata, deixando de gastar fora de casa e optando pelas marmitas e lancheiras”, explica Romano.

O levantamento registrou ainda que o consumo de salgados e salgadinhos cresceu também como opção para café da manhã e lanche da tarde. O aumento do consumo de salgados nessas refeições foi de 89% entre 2019 e 2022. Já no almoço o consumo foi de 69% nesse mesmo período.

"Os números mostram que essa movimentação vai além dos momentos de lanche. O maior foco, agora, está em matar a fome. O consumidor vem usando o salgado, que antes era muito atrelado a sabor e hábito, como forma de se saciar com produtos mais baratos", afirma o gerente da Kantar.

*Com informações do g1

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Jornal da Paraíba

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