icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

'Phablets' unem funções de celulares e tablets

Aparelhos unem a liberdade visual dos tablets com características tradicionais dos celulares e atraem diversos tipos de consumidores.

Publicado em 27/11/2013 às 6:00

Com tantas opções de dispositivos móveis ofertados no mercado, fica difícil escolher qual mimo tecnológico comprar, sobretudo quando se está em dúvida entre a aquisição de um smartphone ou tablet. Para os indecisos, a indústria tecnológica criou os phablets (também chamados de fablets e foblets), dispositivos que unem à liberdade visual dos tablets, com telas que permitem melhores experiências em imagens, às características tradicionais dos celulares, como chamadas entre operadoras e mensagens de texto.

Esses aparelhos costumam ter displays que variam entre cinco e oito polegadas, com algumas características específicas que tornam o produto atrativo para os mais variados consumidores, desde aqueles que buscam dispositivos com alta qualidade de imagem até os que procuram um aparelho resistente, com modelos à prova d'água e poeira.

Um dos principais modelos é o Samsung Galaxy Note 3, que reúne as facilidades do smartphone à liberdade do tablet, através de um display robusto, com tecnologia Super Amoled Full HD de 5,7 polegadas e resolução de 1920x1080. Além da magnífica tela, o dispositivo não deixa a desejar em potência: tem processador Quad Core de 2.3GHz, memória de 32GB (expansível para até 64GB) e ainda o sistema Android 4.3 Jelly Bean OS.

O Galaxy Note 3 possui ainda câmera traseira de 13 megapixels e com flash e câmera frontal de 2 megapixels. Entretanto, as proporções do aparelho podem ser desconfortáveis, sobretudo para quem costuma andar com o celular no bolso. Para compensar o desconforto, a Samsung desenvolveu um aparelho mais fino, com 8,3 milímetros (a primeira versão possuía 9,7 milímetros de espessura) e 168g.

Ainda maior que o Galaxy Note 3 é o Galaxy Mega 6.3, phablet que pelo nome dá indícios de sua proposta. O aparelho é voltado para os usuários que buscam máxima qualidade para visualização de imagens, vídeo e navegação. A tela de 6,3 polegadas tem resolução de 720 x 1280 pixels, processador dual-core de 1,7 GHz e 1,5 GB de RAM, rodando o Android 4.2.2 Jelly Bean.

O gerente técnico da Qualitech Informática, Jair Paulo de Oliveira, explicou que a demanda por esses aparelhos é crescente, sobretudo para os consumidores que buscam um aparelho versátil, usado tanto para entretenimento como negócios.

“Muitos usuários preferem comprar um aparelho de tela maior porque ele garante melhor visualização de vídeos e imagem. Um arquiteto, por exemplo, pode fazer seus projetos e armazená-los no dispositivo, mostrando o trabalho para vários clientes”, disse.

Elegante no design, o Sony Xperia Z Ultra é um phablet que destoa dos demais presentes no mercado. Resistente a água e poeira, a proposta do aparelho é permitir experiências visuais inovadoras aos usuários. Com espessura de 6,5 mm, superfície de vidro reflexivo e 212 gramas, o celular tem display de 6,4 polegadas com tecnologia Triluminos™ com X-Reality, criando cores naturais e nítidas. Não bastasse tanta funcionalidade, o aparelho possui ainda TV Digital integrada.

TABLETS MINIi

Já se foi a época que os tablets eram dispositivos que obrigatoriamente deveriam ser robustos e desconfortáveis. As empresas de tecnologia já apostam em produtos de menores proporções. Com tela de 7,9 polegadas, o iPad mini é 23% mais fino, 53% mais leve e cabe em uma mão. Ainda assim, ele faz tudo o que um iPad tradicional faz.

Na descrição do produto, a Apple reforça que ele foi projetado para ser concentrado, não reduzido. A estrutura unibody sofisticada reúne as peças em um único bloco. Uma bateria de célula única, a mais fina já feita pela Apple, ocupa menos espaço, mas dura o mesmo tempo. A câmera iSight é menor, mas tira fotos de 5 megapixels e grava vídeos em HD com resolução de 1080p. A tela é mais fina e mais leve, mas também é muito vibrante.

Com tela um pouco maior (8 polegadas), o Galaxy Note 8.0 é outra opção compacta de tablet. O modelo possui câmera traseira de 5 megapixels e câmera frontal de 1.3 megapixels, processador Quad Core com 1.6 GHz e sistema Android 4.1.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp