icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Postos deverão mostrar diferença de preços entre etanol e gasolina

Recomendação do Ministério Público do Procon é que o percentual do litro de etanol em relação à gasolina fica visível ao consumidor

Publicado em 07/02/2015 às 10:31 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:38


As bombas de combustíveis deverão afixar com letras e números visíveis ou cartazes ou letreiros informando a porcentagem do preço do litro do etanol em relação a gasolina.
Essa é a recomendação do Ministério Público do Procon (MP-Procon) ao presidente do Sindipetro, Omar Hamad, durante audiência que contou ainda com a participação do secretário municipal do Procon de João Pessoa, Helton Renê.


Na ocasião, o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, explicou que no cartaz deverá conter as seguintes informações: “o percentual do preço do etanol em relação ao preço da gasolina é de x%. Em sendo o valor do percentual mais alto que 70%, torna-se mais econômico o abastecimento com gasolina”.

Para Glauberto Bezerra, essas informações vão ajudar ao consumidor a escolher o que é mais vantajoso para o seu bolso. A promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de João Pessoa também instaurou um inquérito civil público para apurar e adotar providências acerca do aumento dos preços dos combustíveis pelos estabelecimentos da capital.

INVESTIGAÇÃO

Glauberto Bezerra disse ainda que comunicou sobre a instauração do inquérito à Agencia Nacional de Petróleo; à Gás Natural e Biocombustível; ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado e à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor e requisitou ao Procon Municipal de João Pessoa as cinco últimas pesquisas de preços de combustíveis comercializados, além de solicitar ao procurador-geral de Justiça, técnicos em contabilidade e economia para acompanhamento dessas ações.

Durante a audiência, o secretário Municipal do Procon de João Pessoa, Helton Renê, disse que o Procon Municipal fará o acompanhamento das orientações do Ministério Público. “Nossos profissionais estarão à disposição para contribuir nessa jornada”. Já o presidente do Sindipetro, Osmar Aristides Hamad Filho, explicou que também estará à disposição para contribuir com todos os estabelecimentos solicitados. “Trabalhamos em prol de um mercado justo, os preços são livres desde que não haja abuso”.

PESQUISA

Dados da pesquisa do Procon-JP mostram que o litro do etanol vendido em 34 postos de João Pessoa chega no máximo a R$ 2,20. Até este valor, o álcool é a opção mais econômica no abastecimento do carro se comparado ao custo do litro da gasolina vendida acima de R$ 3,10.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp