ECONOMIA
Primeiro passo contra a concorrência desleal
Para entidades ligadas a indústria e comércio, concorrência desleal aberta com as importações irregulares, prejudicam o mercado local.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
Para o presidente do Sindicato da Indústria Têxtil da Paraíba, Magno Rossi, a medida é o primeiro passo para diminuir a “concorrência desleal” com os produtos importados a qual as empresas nacionais estão sendo submetidas. “Nós do Sindicato das Indústrias Têxteis somos totalmente favoráveis a esta operação e, embora esta não seja uma solução definitiva, acreditamos que este é o primeiro passo para reduzir o chamado contrabando de luxo, que tanto tem prejudicado a indústria e o comércio”, comentou.
Segundo o inspetor chefe da Receita Federal na Paraíba, ainda não foi estipulada uma data para o fim da operação, mas acredita-se que ela vá se estender por pelo menos 30 dias. “No ano passado, somente em mercadorias importadas apreendemos R$ 268 mil. Com a operação, existem duas expectativas: ou este valor aumentará consideravelmente por causa da intensificação dos trabalhos, ou este valor será reduzido porque as pessoas e as empresas ficarão mais receosas em entrar no país com produtos importados que não estejam regularizados”, opinou.
Entre as penalidades impostas durante a fiscalização, está o confisco das mercadorias irregulares.
Comentários