ECONOMIA
Produção industrial recua em 14 locais
Recuos mais acentuados foram verificados pelo IBGE em Goiás, Santa Catarina e São Paulo.
Publicado em 08/12/2011 às 8:00
A produção industrial regional caiu em sete dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de setembro para outubro deste ano.
Os recuos mais acentuados foram verificados em Goiás, com queda de 8%, ante alta de 8% no período anterior, Santa Catarina (-3,4%, ante queda de 1%) e São Paulo (-2,6%, ante queda de 7,6%).
De acordo com os dados, na série ajustada sazonalmente, os demais locais que tiveram redução na produção: Ceará (-1,5%), Pará (-1,4%), Pernambuco (-1,0%) e Rio de Janeiro (-0,9%). Espírito Santo (0,0%).
As seis regiões que registraram avanço na produção foram Bahia (3%), Rio Grande do Sul (2,4%), Minas Gerais (1,6%), região Nordeste (1%), Paraná (1,0%) e Amazonas (0,9%).
Já em relação a outubro de 2010, o Amazonas (16,1%), o Paraná (13,4%), o Rio Grande do Sul (6,9%), Pernambuco (4,1%), o Pará (3,3%) e Goiás (3%) registraram aumento na produção. Nessa base de comparação, o setor industrial brasileiro apresentou queda de 2,2%.Desde o início do ano, a atividade industrial acumula crescimento de 0,7%.
Nacional
A recente queda na produção industrial brasileira reforça os sinais de que a crise internacional fez a economia brasileira perder dinamismo neste fim de ano. A indústria começou a perder fôlego em agosto, como reflexo da crise na Europa e nos EUA, que prejudica as exportações brasileiras, e das medidas tomadas pelo governo no início do ano para conter a inflação.
Segundo o IBGE, a produção industrial nacional caiu 0,6% em outubro. Foi a maior retração registrada no mês de outubro desde 2009, quando o país sofreu uma recessão por causa da crise global.
A produção da indústria atingiu um pico em março, mas está em queda desde agosto. Atualmente se encontra num nível 4,7% abaixo daquele patamar. Dos 27 setores pesquisados pelo IBGE, 20 registraram queda.
Comentários