ECONOMIA
Produtos alimentícios têm maior saída na data
Alimentos caseiros como panetones e salgados podem ser uma boa saída, assim como artigos de decoração e de presentes temáticos.
Publicado em 02/12/2012 às 18:15
Entre as alternativas que podem ser bem viáveis neste fim de ano estão a elaboração de produtos alimentícios caseiros, como panetones e salgados, bastante consumidos nesta época, e até de artigos de decoração ou de presentes temáticos, como faz a empresária Amanda Torres.
Há quase nove anos no ramo, a artística plástica trabalha na confecção de objetos feitos de biscuit e MDF. São bonecos para casamentos, formaturas, batizados e mais uma série de eventos, que se intensificam nos últimos meses do ano. Segundo ela, a procura é tão intensa nessa época que nenhum pedido será mais aceito até janeiro.
“Trabalho com isso durante todo o ano, mas a demanda é muito maior nos últimos meses mesmo, não há como negar. Nessa época, os clientes pedem mais presépios de Natal, guirlandas e bonecos personalizados para dar de presente. Estou inclusive com 60 presépios para fazer, tendo até que negar algumas encomendas agora, pois este é um trabalho inteiramente manual e é impossível atender todos os clientes”, explicou a empreendedora.
Os valores são variados. Amanda cobra R$ 60,00 pela guirlanda, enquanto um presépio grande chega aos R$ 130,00, “depende muito do que o cliente quer”, explicou a empresária, afirmando já ter enviado peças até para o exterior.
Já a empresária Verônica Oliveira investe no ramo que, possivelmente, é o mais lucrativo durante os últimos meses do ano. A chefe de cozinha, que trabalha vendendo salgados e bolos sob encomenda, afirma faturar cerca de 30% a mais do que nos meses de menor movimento. Para ela, o período de 20 a 24 de dezembro é de pico nas vendas.
“Antigamente eu oferecia a ceia completa, que dava um dinheiro bom, mas comecei a achar que não valia a pena por ser muito cansativo e por me fazer deixar de aproveitar a época com minha família. Por isso, parti para o ramo de salgados e bolos, por serem mais simples de fazer e a demanda do pessoal é praticamente a mesma. Dá para produzir em maior volume e preparar com bastante antecedência”, disse.
Verônica cobra R$ 45,00 pelo cento de salgados, valor que pode subir para R$ 60,00 dependendo do recheio escolhido. Já o quilo da torta com frutas natalinas fica por R$ 30,00. Se o cliente preferir um bolo com temática de Natal, com desenhos de Papai Noel ou pássaros, o quilo passa a sair por R$ 40,00. “Procuro trabalhar com um preço bem abaixo do mercado para criar aí mais um atrativo”, justificou.
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