icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Produtos natalinos registram preços mais altos este ano

Ceia mais cara; chester e panetone estão entre os produtos com elevação de preço superior ao índice da inflação.

Publicado em 06/12/2011 às 6:30

Alguns dos principais produtos utilizados na ceia natalina sofreram aumentos acima do índice da inflação na comparação entre dezembro do ano passado e dezembro deste ano.

Enquanto a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 6,98%, o valor dos panetones de algumas marcas subiu, em média, 25%, o preço do queijo do reino aumentou cerca de 17% e o quilo do chester está cerca de 13% mais caro.

A diferença dos valores foi verificada a partir de um levantamento de preços realizado pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA e a comparação dos valores observados neste ano com os preços praticados no ano passado conforme registrado em pesquisa realizada pelo Procon de João Pessoa em 2010.

Para o economista Cláudio Rocha, a alta no valor pode estar atrelada tanto à especulações do setor, quanto à variação nos preços de alguns ingredientes que são importados e necessários para a fabricação de alguns produtos. “Pode estar sendo repassado algum tipo de aumento de custos na produção, mas nós também sabemos que o comércio vive de expectativas em determinadas épocas e alguns estabelecimentos acabam aumentando os preços de alguns produtos de forma aleatória”, ponderou.

Para o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, não foram observados grandes aumentos nos preços e defendeu que os valores de produtos utilizados na ceia de Natal continuam estáveis. “Na média geral os preços continuam estáveis, mas pode ter havido alguma marca ou outra que teve aumento de preços. Isso depende da época em que as encomendas foram feitas, quem encomendou os produtos enquanto o dólar estava mais baixo, terá mais facilidade de vender os produtos”, declara.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp