ECONOMIA
Produzir no Brasil está caro, diz presidente da Renault
Preocupação do governo, segundo ele, vem no momento em que o custo de produção no País está muito acima da média de outros emergentes.
Publicado em 03/12/2010 às 16:06
Do blog de Guilherme Barros
Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault no Brasil, viu com bons olhos a sinalização da presidente eleita Dilma Rousseff para melhorar a competitividade cadeia produtiva aqui instalada. A preocupação do governo, segundo ele, vem no momento em que o custo de produção no País está muito acima da média de outros emergentes.
Leia mais sobre veículos
O executivo citou como exemplo o modelo Logan, fabricado no Paraná e em outras cinco fábricas da montadora no mundo. “Hoje o consumidor brasileiro paga até duas vezes mais do que o consumidor da Romênia”, afirmou Jalinier.
Para ele, os custos que encarecem a produção no País são principalmente a carga tributária e a dificuldade logística. “Gostaria de exportar para o México, mas a conta não fecha”, disse. Jalinier participou do lançamento do modelo Fluence, nesta quinta-feira (2), em São Paulo.
Por isso, a sinalização de desoneração da folha salarial, entre outras medidas, é vista pela empresa como a linha correta para que a unidade brasileira retome sua competitividade dentro do grupo.
Comentários