ECONOMIA
Profissionalizar vendas é importante
Publicado em 06/04/2014 às 8:00
A orientação do Sebrae Paraíba para quem deseja vender ovos de páscoa informalmente, é que procurem a profissionalização antes de colocar o produto à venda no mercado. Segundo Kátia Guedes, analista técnica do setor de orientação empresarial, é preciso antes de mais nada fazer um plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio. “Quando alguém desperta para uma ideia empreendedora, é indispensável o planejamento”, explicou.
Se o planejamento mostrar que o negócio é viável, a dona de casa que decidiu fabricar ovos artesanais pode amadurecer a ideia e até abrir um pequeno estabelecimento. “Essa é a orientação do Sebrae, pois em todos os casos é preciso fazer investimentos, analisar mercado, refletir sobre os custos dessa operação”, frisou. Falando de forma específica sobre a fabricação caseira de ovos de chocolate, Kátia alertou sobre a concorrência com os supermercados e lojas, que além de oferecer uma variedade de produtos, também facilita o pagamento, alguns dividindo em até 10 vezes sem juros. “A profissionalização é fundamental para quem pensa em entrar nessa disputa, porque uma coisa é você fazer ovos para seus familiares e amigos das redes sociais, outra é você entrar no mercado”.
Nas lojas onde cursos rápidos são ofertados, como a Central Plast e a Kelly Magazine, a procura tem sido crescente desde o mês de fevereiro. A responsável pelo setor de cursos do primeiro estabelecimento citado, Danielle Luz, informou que as pessoas chegam ao local querendo comprar os produtos (como chocolate em barra, fôrmas e embalagens) e pedem orientação aos vendedores, que recomendam os cursos. “Costumo dizer que a Páscoa é o período mais rentável para nossa empresa, porque é impressionante a quantidade de pessoas que chegam diariamente com o interesse de fabricar ovos artesanais”, declarou Danielle. Segundo ela, por conta da demanda, para o mês de abril já estão programados seis cursos de chocolate, sendo um deles gratuito para os clientes.
Comentários